Skip to main content
Notícias

67% das empresas esperam mais que conectividade das operadoras de telecom

By 7 de março de 2025No Comments

A imagem mostra dois trabalhadores usando capacetes de segurança e roupas apropriadas para o ambiente externo, analisando uma torre de transmissão de energia ou telecomunicações. Um deles segura um tablet, enquanto o outro aponta para a estrutura, sugerindo uma inspeção ou manutenção técnica. O cenário tem o céu ao fundo, indicando que a foto foi tirada ao amanhecer ou entardecer. A imagem transmite um ambiente de trabalho no setor de infraestrutura elétrica ou telecomunicações, destacando a importância da tecnologia e segurança nessas operações (telecomunicações, bndes, antenas, provedores de serviços de telecomunicações, ISP, CSP, conectividade)

As operadoras de telecomunicações precisam ser mais que provedores de conectividade focadas em produtos para se tornarem não só mais abrangentes em termos de oferta, mas também centradas nas necessidades dos próprios clientes. É o que esperam dois em cada três clientes empresariais (67%) ouvidos para um estudo da Capgemini divulgado essa semana.

A expectativa é de soluções personalizadas para as diferentes indústrias, com simplificação e orquestração. A maioria das organizações ouvidas, em todos os setores, espera que as empresas de telecomunicações possam ir além dos serviços de conectividade, e abordem a convergência entre inteligência artificial, computação em nuvem e 5G. E que demonstrem “entendimento aprofundado sobre os desafios específicos do setor”.

É a primeira edição do estudo Pulso B2B: Seis Principais Expectativas dos Clientes Empresariais de Telecom, feito pela da Capgemini Research Institute (CRI). Foram entrevistados mil executivos, em nível de diretoria ou acima, de clientes empresariais de telecomunicações em 11 setores e 13 países na Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte.

Também foram conduzidas discussões com executivos da indústria de telecomunicações e de clientes. A pesquisa global foi realizada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

Expectativas e oportunidades

A maioria das organizações (61%) deseja que as operadoras sejam fonte de inovação. O acesso antecipado a tecnologias e esforços conjuntos em pilotos e protótipos é uma das principais expectativas (62%). Isso porque as organizações estão demandando serviços de comunicação capazes de suportar casos de uso como veículos autônomos, aplicativos de cidade inteligente, conectividade em nuvem e automação industrial em tempo real.

No entanto, apenas 28% das organizações atualmente afirmam comprar esses serviços de seus provedores de telecom. Na urgência para configurar esses serviços de valor agregado, apenas 27% dizem que as operadoras oferecem uma experiência positiva, e metade se diz pronta para pagar mais para melhorá-la.

Leia mais: Como escolher os modelos de IA certos para os objetivos do negócio?

A segurança cibernética aparece como área prioritária para mais de 70% das organizações pesquisadas. Com os avanços tecnológicos, o cenário de ameaças para as organizações evoluiu muito rapidamente, e as empresas estão cada vez mais preocupadas em proteger dados e sistemas.

O relatório diz que as empresas estão em busca de soluções de segurança abrangentes vindas dos provedores de telecomunicações, com mais da metade das organizações (53%) dispostas a investir em serviços, como implementação de soluções avançadas de segurança cibernética, em um período de um a dois anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!