Skip to main content
Notícias

6G: próxima geração de redes deve chegar ao Brasil em 10 anos, diz especialista

By 24 de março de 2025No Comments

Imagem conceitual sobre tecnologia 6G. Uma mão humana aponta para uma interface digital holográfica com ícones de conectividade, incluindo um grande botão com a inscrição '6G'. O fundo apresenta um ambiente tecnológico azul iluminado, representando inovação e avanços na comunicação sem fio (brasil)

Enquanto o Brasil ainda avança na implementação do 5G, na China ocorrem testes para a próxima geração de redes de dados móveis. Há cerca de um ano atrás, a China Mobile lançou o primeiro satélite de testes para o 6G, por exemplo. Mas quando será que essa tecnologia vai chegar ao Brasil?

A transição do 4G para o 5G levou quase uma década, em parte por conta do lento processo de leilão das faixas de frequências de espectro usados por essas redes; em outra parte pela necessidade massiva de investimentos pelas operadoras brasileiras. Torres, antenas e backbones exigem investimentos bilionários.

Veja também: Com potencial de alcançar 1 Tbps, 6G será primeira rede pensada para humanos

“O Brasil precisará passar por um longo processo de regulamentação, incluindo leilões para a distribuição de frequências e a definição de normas para sua implementação. E esse trâmite poderá atrasar ainda mais a chegada da tecnologia ao país”, diz Sebastião Rezende, gerente de engenharia da Fibracem, fabricante de produtos utilizados no setor de telecomunicações.

A previsão é que o 6G seja cem vezes mais rápido do que o 5G, com velocidades superiores e menor latência. Assim como no 5G, isso beneficiaria principalmente empresas e aplicações de negócio. A automação de processos em tempo real nas indústrias automobilística, aeroespacial, da saúde e de telecomunicações passaria a ser mais possível.

Para Rezende, empresas poderão operar fábricas altamente conectadas e cada vez mais inteligentes, com sensores internos capazes de otimizar processos, mas, sobretudo, reduzir falhas. “Máquinas, robôs e sistemas logísticos poderão responder a comandos instantaneamente, diminuindo significativamente o tempo de resposta”, diz.

O especialista espera uma nova corrida tecnológica global no desenvolvimento do 6G. “Países como a China investem nessa inovação não apenas pelo avanço da conectividade, mas também para conquistar protagonismo, tanto na criação, quanto na regulamentação da nova tecnologia”, diz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!