Os gastos mundiais com inteligência artificial generativa (GenAI) devem totalizar US$ 644 bilhões em 2025, aumento de 76,4% em relação a 2024, de acordo com previsão da consultoria norte-americana Gartner divulgada essa semana. A previsão, no entanto, é acompanhada de um alerta: os projetos com a tecnologia não estão entregando os resultados esperados.
“As expectativas em relação aos recursos de IA generativa estão diminuindo devido às altas taxas de falha nos trabalhos iniciais de prova de conceito (POC) e à insatisfação com os resultados atuais”, diz em comunicado John-David Lovelock, vice-presidente e analista do Gartner. “Apesar disso, os fornecedores de modelos de base estão investindo bilhões anualmente para melhorar o tamanho, o desempenho e a confiabilidade dos modelos de inteligência artificial generativa. Esse paradoxo persistirá em 2025 e 2026.”
Leia mais: IA generativa vai dobrar consumo global de energia até 2030, diz Deloitte
Esse paradoxo vai fazer com que os projetos com a tecnologia começados em 2024 enfrentem “análise rigorosa” em 2025, diz o analista, porque os CIOs optarão por soluções comerciais de implementações mais fáceis – além de mais baratas. “… os CIOs reduzirão os esforços de POC e de desenvolvimentos próprios, concentrando-se nos recursos de GenAI dos fornecedores de software existentes”, diz Lovelock.
Os gastos com IA generativa devem ter um crescimento significativo em todos os principais mercados e submercados em 2025, diz o Gartner. O maior aumento será em serviços (com 163% de aumento), seguido de dispositivos (99,5%), software (93,9%) e servidores (com 33,1%).
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!