A TIM, operadora de telefonia, anunciou nesta quinta-feira (10) a modernização de toda a sua rede de sites para DDDs 11, 12, 13, 15 e 19. O investimento será de R$ 1 bi para os 3 mil sites da cidade de São Paulo e região metropolitana e mais mil em cidades do interior paulista.
Além disso, a companhia investirá na ampliação do número de cidades cobertas com 5G no interior, chegando a dobrar o número, de 94 para 200 municípios. Até junho, serão instalados mais de 700 sites em 160 cidades como Campos do Jordão, Lorena, Caçapava, Peruíbe, São Vicente, Sorocaba, Campinas, Capivari e Mogi Guaçu.
Na capital paulista, o projeto já está em desenvolvimento com 40% de seu rollout concluído. Em bairros como Itaim e Vila Mariana, a rede móvel registrou um aumento de 40% em sua capacidade de rede, 10% em seu volume de tráfego de dados e um consumo energético menor (-15%).
Para colocar o projeto em prática, a TIM desenvolveu, junto à parceiros em Barcelona, na Espanha, uma nova antena que integra tecnologia 4G e 5G. A inovação é a primeira do mundo a ser desenvolvida para os dois padrões e adota também inteligência artificial (IA) analítica e agentes de IA.
A operadora será a primeira do mundo a utilizar o recurso, que faz parte do plano da TIM de transformar sua manutenção de reativa e corretiva para preditiva com o uso da IA. Os agentes, por sua vez, realizam autoatualizações no sistema, eliminando a necessidade de intervenção humana.
O final da obra está programada para outubro. O plano conta com parceria da Huawei na cidade de São Paulo e da Nokia no interior, além de contribuir para a conectividade para o metrô da capital nas linhas verde, azul, amarela e lilás.
Leia mais: Gerdau aposta em cultura e IA para acelerar transformação dos negócios
Apesar de já estar preparada para receber o 5,5G, Marco Di Costanzo, CTO e vice-presidente de Operações da TIM Brasil, afirmou durante a coletiva de imprensa de anúncio que a empresa ainda não tem planos para a chegada do 6G, já que os parâmetros iniciais do padrão não foram definidos.
O CTO declarou ainda que o projeto beneficiará não só os clientes B2C, mas também seus negócios B2B, já que a nova plataforma suportará demandas avançadas e permitirá a ampliação dos serviços NBIoT.
“Planejamos uma expansão para rodovias, porque as concessões federais estão vencendo e já estamos nos leilões para buscar a renovação. O plano é aumentar nossa cobertura via B2B. E, no agro, onde já temos mais de 21 milhões de hectares cobertos, conforme nossos clientes expandem, nós expandimos também.”
A fala foi reforçada pelo CEO da empresa, Alberto Griselli, que também estava presente no lançamento. Ele afirmou que a modernização apenas começa em São Paulo. “Entendemos que São Paulo é a principal região não só do Brasil, mas na América Latina. Mas também estamos fazendo algo parecido no estado de Minas Gerais”, comenta.
Apesar de cobrir 100% dos municípios brasileiros, 16 milhões das linhas ativas da TIM estão no estado de São Paulo.
Além do anúncio da modernização e expansão dos sites, a TIM também revelou o lançamento da sua primeira loja conceito no final do mês de abril. O espaço terá experiencias ligadas à tecnologia e busca uma aproximação maior com o consumidor final.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!