Um terço (32%) das empresas brasileiras indicam que a inteligência artificial já está em uso nos departamentos financeiros, gerando retorno “significativo” sobre os investimentos (ROI). Um quarto (26%) relataram que os resultados estão “um pouco” acima do esperado. Os dados são do estudo Global AI in Finance Report, da KPMG.
“Esses resultados evidenciam que a adoção da IA em finanças não é apenas uma tendência, mas uma prioridade estratégica, ainda mais considerando um ambiente corporativo cada vez mais orientado pela inovação tecnológica e pela análise de dados avançada”, diz em comunicado Ricardo Santana, sócio-líder de Data & Analytics, automação e IA da KPMG no Brasil.
A pesquisa indica ainda que 60% dos respondentes brasileiros estão considerando usar IA generativa (GenAI) para gerar relatórios financeiros.
Veja também: Um terço das startups brasileiras tem mulheres no quadro societário
Sobre a maturidade no uso de IA, com base no modelo de maturidade da KPMG, 24% dos entrevistados no mundo (e 15% dos brasileiros) foram identificados como líderes. Entre os brasileiros, os dados mostram que tanto líderes quanto não líderes têm colhido benefícios do uso da inteligência artificial na função financeira, embora a profundidade e a amplitude dos ganhos sejam mais evidentes entre os líderes.
“As empresas estão usando IA, não apenas em seus processos relacionados a relatórios financeiros, mas em áreas mais abrangentes das finanças, como gestão de tesouraria, gerenciamento de riscos e gestão tributária. A quantidade de empresas investindo em IA generativa está crescendo de forma relevante”, diz Rodrigo Gonzalez, sócio-líder de tecnologia e inovação para auditoria da KPMG no Brasil.
Experimentações
O estudo também indica que quase 71% das empresas globais estão testando ou usando IA em processos relacionados a relatórios financeiros. Em três anos, a consultoria espera que essa porcentagem aumente para 99%.
Para 57% das empresas globais ouvidas, a implementarão de IA para relatórios financeiros ocorrerá nos próximos três anos. A IA representa agora 10% do orçamento de TI e deverá aumentar significativamente no próximo ano.
O estudo ouviu 1.800 empresas de dez grandes economias globais, inclusive o Brasil, com 100 participantes de diferentes empresas e setores.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!