Uma pesquisa divulgada essa semana pela Object First indica que 81% dos profissionais de TI acreditam que o armazenamento de backup imutável criado com base em princípios de Zero Trust é a melhor defesa contra ataques ransomware. E 54% veem dispositivos de backup como mais seguros do que os integrados.
O relatório foi conduzido pelo Enterprise Strategy Group da Informa TechTarget e foi patrocinado pela Object First. Foram ouvidos 200 profissionais de TI em empresas com mais de mil funcionários em vários setores, incluindo financeiro, tecnologia, manufatura e varejo, na América do Norte e na Europa Ocidental.
Leia mais: Documentos PDF são as novas armas dos cibercriminosos
Segundo as partes, o resultado indica uma necessidade crescente de as equipes de TI aplicarem princípios Zero Trust aos ambientes de backup – o que vem bem a calhar, considerando que a Object First é especialista nesse tipo de solução.
“De acordo com a pesquisa, quase todas as organizações (96%) afirmam que sofreram um ataque de ransomware nos últimos dois anos e disseram que seus dados de backup foram alvos pelo menos uma vez”, diz em comunicado Anthony Cusimano, diretor de marketing de soluções da empresa.
Outras descobertas
O levantamento também descobriu que a maioria das empresas é vítima de ransomware, mas a recuperação de um ataque desse tipo é incerta. Quase metade (49%) das organizações afetadas levaram até cinco dias úteis para se recuperar, e a maioria não conseguiu recuperar todos os dados “roubados”.
Para 94% dos decisores de TI, backups imutáveis são importantes para uma estratégia de proteção contra ransomware. E mais de 90% afirmaram que os princípios Zero Trust, o armazenamento de cópias de backup em vários locais e a segmentação do software de backup e armazenamento fornecem boa defesa para proteger contra ransomware.
O relatório completo pode ser lido nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!