O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos venceu um processo antitruste contra o Google, acusado de manter um monopólio no setor de tecnologia de publicidade. A decisão afirma que a empresa prejudicou publishers e usuários da internet com práticas anticompetitivas em anúncios na web.
A juíza Leonie Brinkema concluiu que o Google cometeu violações na Lei Sherman ao vincular contratualmente e integrar tecnologicamente seus serviços de anúncios. Esse vínculo permitiu à empresa consolidar e manter seu domínio em mercados por mais de uma década. O Google afirmou que recorrerá da decisão.
Leia também: Abinc: satélites devem democratizar IoT em áreas ‘escuras’ do Brasil
Vice-presidente de assuntos regulatórios do Google, Lee-Anne Mulholland, declarou que a companhia conquistou ao menor uma vitória uma vez que a corte reconheceu que as ferramentas para anunciantes e aquisição, como a DoubleClick, não comprometem a concorrência.
O caso ocorre paralelamente ao julgamento sobre o mecanismo de busca do Google, no qual o governo dos Estados Unidos propõe a separação do navegador Chrome e a alteração na forma de distribuição dos resultados de busca.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!