Frederico Siqueira Filho, presidente da Telebras, deve ser nomeado oficialmente nesta quinta-feira (23) como o novo ministro das Comunicações. A indicação foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), presidente do Senado, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira. Juscelino Filho (União-MA), ex-ocupante da pasta, também participou do encontro.
Siqueira está à frente da Telebras desde maio de 2023 e é considerado um perfil técnico. É engenheiro civil, formado pela Universidade de Pernambuco, e possui mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações.
Leia mais: Com a ascensão dos marketplaces, o e-commerce morreu?
Sua trajetória inclui 21 anos na Oi, onde exerceu a função de diretor de Relações Institucionais. Também atuou na área de Vendas Corporativas para o setor público na Oi Soluções. Nesse papel, liderou iniciativas comerciais nas regiões Norte e Nordeste.
A Telebras, vale lembrar, é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, vinculada ao Ministério das Comunicações.
A liderança da pasta estava vaga desde o dia 8 de abril, quando Juscelino Filho deixou o cargo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusado de corrupção passiva e crimes relacionados ao desvio de emendas parlamentares.
Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do União Brasil na Câmara, chegou a ser cogitado para o posto, mas recusou o convite do presidente Lula.
*Com informações de Folha de S.Paulo
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!