Skip to main content
Notícias

Remessas de PC crescem 4,8% no 1º trimestre a espera de tarifas de Trump

By 24 de abril de 2025No Comments

A imagem mostra uma fileira de notebooks expostos em uma loja de eletrônicos. Os laptops estão inclinados para frente em uma superfície de exposição, com as telas desligadas e os teclados visíveis. Cada dispositivo está conectado a cabos, possivelmente para fins de segurança ou demonstração. O ambiente é bem iluminado, e o foco está nos notebooks, com um fundo desfocado que indica um espaço de loja (notebooks, laptops, computadores, pcs, tarifas)

As remessas mundiais de PCs alcançaram 59 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2025, aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2024. Nos Estados Unidos, essas vendas cresceram mais que o dobro (12,6%), ou 16 milhões nos primeiros três meses desse ano. Segundo o Gartner, que divulgou esses números, nos EUA as tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump são as grandes responsáveis pelo resultado.

Leia mais: Lucro da Tesla despenca 71% com desgaste de imagem de Elon Musk

“Nos Estados Unidos, o mercado de PCs teve um aumento nas remessas, pois os fornecedores aumentaram o estoque em antecipação aos anúncios de tarifas”, explica em comunicado Rishi Padhi, diretor de pesquisa do Gartner, ressaltando que não se trata de um momento de entusiasmo do consumidor. “Apesar desse aumento e do forte crescimento subsequente da receita, a demanda subjacente do usuário final permaneceu cautelosa, mesmo com o impulso adicional das empresas que atualizaram os PCs para o Windows 11.”

O Japão é outro país que ajudou a impulsionar os números, diz o Gartner. Mas lá, houve forte demanda por PCs empresariais impulsionada por atualização de sistema operacional, ou seja, adoção de máquinas com Windows 11, além de Chromebooks. “Os fornecedores que participam do programa da GIGA de substituição de Chromebooks voltado para a educação aproveitaram essa oportunidade oferecendo atualizações para dispositivos mais antigos, sustentando assim a dinâmica do mercado”, explica Padhi.

Ranking de fornecedores

Segundo o Gartner, não houve grandes mudanças nas classificações dos seis principais fornecedores de PCs no mundo durante o primeiro trimestre de 2025. A Lenovo teve a taxa de crescimento mais alta entre os seis principais fornecedores, com 9,6% ano a ano, enquanto a Acer teve o crescimento mais lento, com 1,9%.

A Lenovo lidera o ranking global, com 25,9% de participação no mercado (e 15,2 milhões de PCs enviados), seguida pela HP (com 21,6%, 12,7 milhões de PCs), a Dell (16,3%, 9,6 milhões de PCs), a Apple (10,1%, 5,9 milhões de unidades), Acer (6,5%, 3,8 milhões de unidades) e Asus (6,3% e 3,7 milhões de PCs). Os dados incluem desktops e notebooks equipados com Windows, macOS e Chrome OS.

Nos Estados Unidos, a HP lidera com 25,1% de participação de mercado, seguida pela Dell com 23,9% e a Lenovo com 19,2%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!