Skip to main content
Notícias

Amazon Brasil impulsiona PMEs, gera 170 mil empregos e aposta em logística sustentável

By 29 de abril de 2025No Comments

Virginia Pavin, diretora de marketplace e Rafael Caldas, diretor da Amazon Logistics no Brasil

Em seu primeiro estudo exclusivo sobre o mercado brasileiro, a Amazon reforça o compromisso com o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs) e apresenta números expressivos de contribuição para a economia nacional. O relatório “Impulsionando PMEs que transformam a economia nacional”, baseado em dados internos e em análise da PwC, mostra que, em 2024, foram registradas R$ 11,3 bilhões em vendas pelo marketplace e criados 170 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Desde sua chegada ao país, em 2019, a empresa tem ampliado seus investimentos em infraestrutura logística. Hoje, são mais de 150 centros de distribuição e 140 estações de entrega, atendendo a mais de 200 cidades em todos os estados brasileiros. “Como parte dos nossos esforços de desenvolvimento nacional, a Amazon tem ajudado vendedores parceiros a expandirem fronteiras e enviarem seus produtos para fora de seus estados e até do país”, afirma Virginia Pavin, diretora de marketplace da Amazon Brasil em evento no polo logístico mais tecnológico da empresa na América Latina.

Leia também: Francisco Massaro assume como superintendente de TI da Elis na América Latina

Mercado digital e quebra de barreiras

No Brasil, a plataforma reúne 100 mil vendedores parceiros, dos quais 99% são micro, pequenas e médias empresas. Além disso, 78% das vendas são realizadas em estados diferentes da sede desses empreendedores, evidenciando o papel do marketplace na superação de limitações geográficas.

“Investir nas pequenas e médias empresas é investir no futuro do Brasil. Nossos crescentes números de impacto nas PMEs reforçam que estamos no caminho certo”, declara Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon no Brasil.

Inovação logística e sustentabilidade

A inteligência artificial usada pelos algoritmos da Amazon define, em tempo real, a rota mais eficiente e a ordem ideal de entregas, reduzindo custos e prazos mesmo em regiões remotas. “Graças ao uso de modelos preditivos, nossos motoristas contam com roteiros seguros e previsíveis, aumentando a eficiência operacional”, explica Rafael Caldas, diretor da Amazon Logistics no Brasil.

A companhia também aposta em soluções sustentáveis. Desde 2022, a Amazon conta com uma parceria com a transportadora To Do Green, especializada em entregas de última milha com veículos elétricos. A operação, que começou com 15 motoristas, hoje conta com uma frota de 400 veículos elétricos, atendendo 16 estações logísticas no interior de São Paulo. “Nosso objetivo é reduzir a pegada de carbono das entregas urbanas e contribuir ativamente com a sustentabilidade”, afirma Paula Simões, CEO da To Do Green.

Programas de inclusão e expansão de parcerias

No âmbito social, a Amazon firmou parceria com a FavelaLog, iniciativa da Central Única das Favelas (CUFA), para capacitar moradores — inclusive egressos do sistema prisional — como entregadores em regiões periféricas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

“A nossa parceria com iniciativas como a FavelaLog é fundamental para expandirmos a capilaridade das nossas entregas e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de renda em comunidades onde antes não chegávamos tão rápido. Estamos comprometidos em crescer de forma inclusiva”, afirma o diretor da Amazon Logistics no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!