Skip to main content
Notícias

IBM anuncia colaboração em IA com instituições de educação do Brasil e do México

By 30 de abril de 2025No Comments

Dois estudantes trabalham em um projeto de tecnologia, com um laptop exibindo códigos de programação em uma interface holográfica interativa, destacando aprendizado de software e desenvolvimento técnico (steam, tecnologia, software, estudantes, alunos, Udemy, Alura, IA generativa)

A gigante americana de tecnologia IBM anunciou na segunda-feira (28) um acordo com duas instituições educacionais brasileiras (Inteli e FIAP) e uma mexicana (Tecnológico de Monterrey) para “cultivar talentos futuros” em inteligência artificial. Essas faculdades poderão usar conteúdos do repositório de treinamento da empresa, o IBM SkillsBuild.

A estratégia com as universidades busca ajudar estudantes e aspirantes a desenvolvedores a desenvolver competências de IA. A razão, segundo a IBM, citando estudo do Fórum Econômico Mundial, é que até 2030 cerca de 40% das habilidades tecnológicas atuais das pessoas já estarão ultrapassadas. Outro estudo, esse da própria IBM, mostra que 76% dos desenvolvedores não se consideram especialistas em IA.

Leia mais: Começa hoje: tecnologia e inovação estão em pauta no IT Forum Trancoso 2025

“À medida que o ritmo da inovação em IA continua a desafiar e inspirar indústrias, o futuro dessa tecnologia depende de talentos qualificados e diversos”, diz em comunicado Justina Nixon-Saintil, vice-presidente e diretora de impacto da IBM. Para o vice-reitor da FIAP, Wagner Sanchez, a parceria anunciada dá aos alunos acesso a tecnologias como WatsonX e IA generativa, e os prepara para “resolver problemas complexos, inovar com responsabilidade e liderar a transformação digital com propósito”.

Mão na massa

O método de ensino do SkillsBuild é focado em aprendizado prático e desenvolvimento de projetos. O objetivo é preparar os alunos para resolverem desafios reais usando o portfólio de produtos de IA generativa da IBM e o Granite (família de modelos de linguagem de código aberto da empresa).

Segundo as partes, os estudantes poderão trabalhar com especialistas da IBM e professores para desenvolver projetos ao longo do semestre. Mentores da IBM farão desafios com problemas, incluindo alguns reais, de clientes da IBM, de diversos setores. Alunos e professores das três universidades latino-americanas terão acesso a um centro de treinamento (Faculty Training) e laboratórios, além de novos cursos de IA generativa para iniciantes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!