Skip to main content
Notícias

Gartner: três jornadas para líderes de dados escalarem o uso de IA

By 2 de maio de 2025No Comments

Homem de óculos e camiseta vermelha observa atentamente uma grande tela transparente cheia de gráficos, métricas e dados digitais em tons de azul e laranja, representando análise de dados, métricas de negócios e tecnologia B2B

Líderes de dados e analytics (D&A) devem se concentrar em três jornadas interconectadas para avançar nas iniciativas de inteligência artificial de suas empresas, sendo elas: resultados de negócios, recursos e mudanças comportamentais. Quem faz a recomendação é a consultoria americana Gartner, ao alertar que a baixa qualidade dos dados persistirá como desafio para implementações da tecnologia ao longo de 2025.

“Com a inteligência artificial sendo uma área de foco principal nas empresas, os líderes de D&A devem superar o hype e se concentrar em investimentos em confiança, adaptabilidade e pessoas”, disse Debra Logan, vice-presidente e analista distinta do Gartner, durante o keynote de abertura da Conferência Gartner Data & Analytics, realizada entre segunda e terça-feira dessa semana em São Paulo, capital.

Conheça mais detalhes de cada uma das três jornadas:

Resultados de negócios

Para o Gartner, os líderes de D&A devem priorizar o valor na demonstração dos resultados de negócios da IA. “Os líderes de Data & Analytics devem se concentrar em criar os níveis certos de confiança, com base no contexto, como o primeiro passo para mostrar o valor”, disse Jorg Heizenberg, vice-presidente e analista do Gartner.

Leia mais: Quando o Dia da Inteligência Artificial cai no Dia do Trabalho: coincidência ou sinal dos tempos?

Eles podem tomar as seguintes medidas:

Estabelecer modelos de confiança: dados confiáveis e de alta qualidade são essenciais para viabilizar uma empresa orientada por eles. Modelos de confiança analisam o valor e o risco dos dados e fornecem uma classificação de confiabilidade;

Monetizar melhorias de produtividade: considerar o valor e o impacto competitivo em relação ao custo total, à complexidade e ao risco;

Comunicar o valor: considerar todos os custos, incluindo gerenciamento de dados, governança e gerenciamento de mudanças.

Recursos de D&A

Os líderes devem garantir que estão usando ferramentas e tecnologias para construir seu ‘stack’ quando se trata de soluções de IA. “A comparação de stack versus a melhor solução de cada categoria não é algo novo, mas a dinâmica dessa decisão é”, disse Peter Krensky, analista diretor sênior do Gartner.

Segundo ele, os líderes devem “cultivar um ecossistema adaptável que seja escalável para atender às demandas de criação das melhores ofertas de IA possíveis.”

Para alcançar isso, o executivo recomenda:

Criar um ecossistema modular e aberto: atualize ou substitua os componentes da arquitetura para atender aos novos requisitos e às tecnologias que mudam rapidamente;

Tornar os dados prontos e reutilizáveis para a IA: integre a confiança em FinOps, DataOps e PlatformOps para fazer a transição de um stack de tecnologia para um de confiança;

Explore os agentes de IA: utilize agentes dinâmicos que se adaptam às mudanças usando um ecossistema de dados pronto para inteligência artificial impulsionado por metadados ativos.

Mudança de comportamento

O aspecto humano é crucial para o sucesso da IA, diz o Garnter. “A IA está transformando tudo, e espera-se que as pessoas também se transformem”, disse Heizenberg. “Mas as pessoas não são iguais, e nos envolvemos com dados e analytics de maneiras diferentes.”

Para estabelecer a base da cultura adequada para adotar e utilizar da melhor forma a IA, os líderes podem, segundo o Gartner:

Estabelecer hábitos repetíveis: priorize o treinamento e a educação com ênfase na alfabetização em dados e IA;

Adote novas funções e habilidades: desenvolva funções que facilitem a adaptação aos requisitos de gerenciamento de mudanças da inteligência artificial generativa (GenAI);

Colabore com outras pessoas: trabalhe com equipes diversas, incluindo engenharia de segurança e de software, para uma integração fluida.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!