Skip to main content
Notícias

Rumo ao IPO, Figma amplia presença global com IA e aposta no Brasil

By 7 de maio de 2025No Comments
Dylan Field, CEO e cofundador do Figma
Dylan Field, CEO e cofundador do Figma (Foto: Divulgação)

De São Francisco, Califórnia* – Com 85% de seus usuários fora dos Estados Unidos e metade da receita proveniente de mercados internacionais, a norte-americana Figma está acelerando sua expansão global e vê o Brasil como um mercado-chave nessa jornada. Como parte desta estratégia, a empresa acaba de lançar a versão em português de sua plataforma e adicionou novos produtos ao portfólio, com o objetivo de se aproximar dos usuários e tornar o design acessível para qualquer pessoa.

“O Figma agora está disponível em português do Brasil”, anunciou Dylan Field, CEO e cofundador do Figma, durante o Config 2025, conferência anual que este ano reúne 8.500 pessoas no Moscone Center, em São Francisco. “Além dos novos idiomas, temos trabalhado muito no desenvolvimento do produto e, só nos primeiros meses de 2025, já entregamos 56 atualizações”, acrescentou.

O crescimento do uso do Figma no Brasil reforça essa aposta. Nos últimos 12 meses, quase 5,5 milhões de novos arquivos foram criados por usuários brasileiros, com uma média de mais de 85 mil edições por dia. A empresa já conta com uma base sólida de clientes no país, atendendo nomes como Nubank, Mercado Livre, Itaú Unibanco, Sicredi, Totvs e BTG Pactual. Atualmente, mais de um terço das companhias listadas no Ibovespa utilizam a plataforma em suas operações, segundo dados do próprio Figma.

Além do inglês, idioma original da plataforma, já foram incluídos japonês, espanhol, coreano e, agora, o português. A empresa vê a iniciativa como parte da estratégia de localização para novos mercados, com tradução completa da interface, adaptações culturais e suporte dedicado para o Brasil.

Vale lembrar que, no último mês, a Figma deu entrada confidencialmente em um pedido de IPO (oferta pública inicial de ações) nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, o número de ações e a faixa de preço para um possível IPO ainda não foram definidos.

A movimentação acontece cerca de 16 meses após a startup desistir de ser adquirida pela Adobe por US$ 20 bilhões, devido a pressões de órgãos reguladores no Reino Unido. O acordo havia sido firmado em 2022, mas, com o cancelamento, a Adobe pagou uma multa de rescisão de US$ 1 bilhão à Figma.

A versão em português da plataforma estará disponível a partir de 7 de maio, e uma nova versão para o espanhol da América Latina está prevista para ser lançada ainda este ano.

Powered by AI

Lançado em 2016, o Figma é uma plataforma de design e desenvolvimento colaborativo utilizada para criar sites, aplicativos e produtos digitais. A expansão global da empresa acompanha a ampliação contínua do portfólio, com foco em cobrir todo o ciclo de desenvolvimento digital, da ideia à entrega. Durante o Config 2025, o Figma anunciou atualizações e novos produtos, que serão disponibilizados aos usuários nas próximas semanas.

Entre as novidades anunciadas estão:

  • Figma Sites: para designers criarem e publicarem sites dinâmicos com interações ilimitadas e customizações avançadas, impulsionadas por código e IA;
  • Figma Make: ferramenta com IA que transforma descrições em linguagem natural ou designs existentes em protótipos e aplicativos funcionais;
  • Figma Buzz: solução para marcas e equipes de marketing criarem ativos visuais em escala, mantendo a consistência da identidade visual;
  • Figma Draw: conjunto de ferramentas no Figma Design com recursos aprimorados de edição vetorial e ilustração.

A proposta do Figma é atender não apenas designers e profissionais da área, mas também usuários de todos os níveis. Afinal, dois terços dos usuários ativos mensais da plataforma não ocupam cargos tradicionais de design, e cerca de 30% se identificam como desenvolvedores.

Nesse contexto, os anúncios ampliam as capacidades de design e desenvolvimento do Figma, ao mesmo tempo em que expandem a plataforma para alcançar um público ainda maior e atender a diversos casos de uso.

“Nosso objetivo com esses lançamentos é ajudar vocês a explorarem ainda mais ideias e irem da ideia ao produto o mais rápido possível”, destacou Dylan.

A companhia também desenvolveu o Grid, um novo recurso para criação de layouts responsivos que se adaptam automaticamente aos designs e geram código CSS no Dev Mode, facilitando a transição entre design e desenvolvimento. Além disso, foram incorporados recursos avançados de IA, como funcionalidades de geração e edição de imagens, sugestões automáticas que aceleram fluxos de trabalho com base no contexto e novas capacidades inteligentes aplicadas ao FigJam.

Os novos produtos complementam os já lançados Figma Design, voltado para criação, prototipagem e iteração de produtos digitais; o FigJam, um quadro branco online para brainstorms, workshops e organização de ideias; o Dev Mode, que atua como uma ponte entre design e desenvolvimento com foco em implementação; e o Figma Slides, destinado à criação colaborativa de apresentações interativas.

*A jornalista viajou a convite da Figma

O post Rumo ao IPO, Figma amplia presença global com IA e aposta no Brasil apareceu primeiro em Startups.