Skip to main content
Notícias

Sammuel Garcia assume como CEO da Finaya

By 8 de maio de 2025No Comments

Sammuel Garcia é o novo CEO da Finaya, empresa que integra o ecossistema da Builders Holding. Imagem: divulgação

A fintech Finaya, parte do ecossistema da Builders Holding, anunciou Sammuel Garcia como seu novo CEO. Fundador da Platform Builders e responsável pela divisão de Tech Startups da holding, Garcia passa a liderar a estratégia de crescimento da empresa com foco em escalabilidade, inovação e posicionamento competitivo no mercado de tecnologia financeira.

A Finaya atua no segmento de embedded finance, oferecendo soluções para bancos, fintechs e empresas interessadas em integrar serviços financeiros em suas operações. A empresa atende atualmente grandes marcas de diversos setores. “A Finaya está em pleno crescimento e tem como propósito trazer adaptabilidade como vantagem competitiva aos diversos perfis de negócios que apoiamos”, afirmou Garcia.

Com a mudança, Garcia também reforça a aposta da Builders no modelo de Startup Studio, que combina estrutura corporativa, capital e conhecimento para acelerar startups de maneira sistemática. “Nosso foco está na validação ágil de projetos, escalando startups e fortalecendo suas alavancas corporativas”, disse o executivo.

Leia também: “O céu é o limite”, diz CIO da Igreja Adventista sobre estratégia de IA generativa

Além da Finaya, a Builders Holding abriga outras empresas do ecossistema, como a própria Platform Builders, especializada em criação e gestão de plataformas digitais; a Context Flow, voltada à orquestração de fluxos de inteligência artificial; e a BuildFlex, plataforma no-code de integração e automação de processos internos.

Garcia vê sinergia entre a nova posição e sua atuação à frente do Startup Studio da holding. “Essa é uma grande oportunidade de aprofundar as capacidades da Studio na Finaya, preparando ainda mais a tese da empresa para um voo solo”, afirmou.

Segundo dados da Global Startup Studio Network (GSSN), startups criadas em Studios têm desempenho superior: 84% delas conseguem financiamento na rodada Seed, e 72% avançam para a Série A — percentual bem acima dos 42% de startups tradicionais que passam do Seed para a Série A.

Com o avanço da tese de Studio, a Builders Holding afirma manter o compromisso com um modelo de aceleração mais sustentável, que aposta em estrutura robusta, governança e foco em longo prazo.

Nova liderança na Platform Builders

Com a mudança, a liderança executiva da Platform Builders passa a ser conduzida por André Gonçalves, sócio da empresa e até então responsável por áreas estratégicas, como operações. Gonçalves assume como CEO com a missão de manter o crescimento e aprofundar a tese de serviços digitais para grandes corporações.

“É uma honra ser nomeado CEO da Platform Builders com a oportunidade de liderar essa próxima fase da empresa, mantendo o compromisso com a inovação e o desenvolvimento de plataformas digitais de alto impacto”, afirmou Gonçalves.

Garcia, por sua vez, segue como membro do conselho da companhia que fundou há oito anos, com atuação estratégica junto aos clientes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!