A Microsoft anunciou mudanças significativas nos termos de seu contrato com a OpenAI após o lançamento da joint venture Stargate. A parceria, que envolve OpenAI, Oracle e SoftBank Group, prevê investimentos de até US$ 500 bilhões na construção de novos data centers de inteligência artificial (IA) nos Estados Unidos.
O projeto foi apresentado pelo presidente Donald Trump durante um evento na Casa Branca, descrito como parte de um esforço estratégico para manter os Estados Unidos na liderança da corrida global pela supremacia em IA. O plano inclui o uso de chips da Nvidia, segunda informações da Reuters.
Desde 2019, a Microsoft detinha exclusividade para desenvolver a infraestrutura de computação da OpenAI. Agora, a empresa ajustou os termos do contrato, permitindo que a OpenAI “desenvolva capacidade adicional, especialmente para pesquisa e treinamento de modelos”. A mudança abre espaço para a colaboração com a Oracle.
Leia também: “Entender a mente do cibercriminoso é essencial para antecipar ataques”, diz Aamir Lakhani, da Fortinet
De acordo com as fontes próximas ao projeto, o Stargate será estruturado como uma nova entidade, com participação acionária e controle operacional da OpenAI. O conselho da joint venture será liderado por Masayoshi Son, CEO do SoftBank, e incluirá os membros fundadores da parceria. Investidores adicionais, como a MGX, dos Emirados Árabes Unidos, também integram o projeto.
Embora a Microsoft, a Nvidia e a Arm sejam parceiras tecnológicas da Stargate, elas não aparecem como investidores de capital. A Microsoft, no entanto, mantém exclusividade sobre a API da OpenAI, que é a sua principal fonte de receita, limitando a atuação da Oracle no uso ou exploração direta dessa tecnologia.
Em comunicado, a Microsoft afirmou que “os principais elementos da parceria permanecem inalterados até 2030”, o que inclui acesso à propriedade intelectual da OpenAI, acordos de partilha de receita e exclusividade sobre as APIs da empresa.
O projeto Stargate marca um avanço importante na disputa global pela liderança em inteligência artificial, consolidando a posição dos Estados Unidos e reunindo grandes players da tecnologia em um esforço colaborativo inédito.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!