Skip to main content
Notícias

Startup nuclear de Bill Gates fecha parceria para data centers

By 24 de janeiro de 2025No Comments

Bill Gates, vestindo um terno, de perfil. Ao fundo, uma parede azul

A TerraPower, startup de energia nuclear fundada por Bill Gates, anunciou esta semana um acordo com uma das maiores desenvolvedoras de data centers dos Estados Unidos, a Sabey Data Centers (SDC). De acordo com informações do The Verge, a parceria busca usar reatores nucleares avançados para alimentar instalações atuais e futuras da SDC.

Com o aumento da demanda energética causada pelos centros de dados para inteligência artificial (IA), as empresas de tecnologia estão em busca de fontes de energia confiáveis e sustentáveis. A energia nuclear, especialmente de reatores de nova geração, tem se mostrado uma solução atrativa para enfrentar essa pressão crescente sobre as redes elétricas.

Leia também: Hera Build chega ao mercado para democratizar IA

“O setor de energia está se transformando em um ritmo sem precedentes”, afirmou Chris Levesque, CEO da TerraPower, ressaltando a importância de parcerias estratégicas entre indústrias para impulsionar mudanças significativas.

Primeiros passos da colaboração

Um memorando de entendimento entre TerraPower e SDC propõe inicialmente avaliar a viabilidade de construir novas usinas nucleares no Texas e na região das Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos. Essas instalações seriam dedicadas a alimentar os data centers da SDC.

No entanto, ainda há desafios pela frente. As tecnologias desenvolvidas por startups como a TerraPower precisam superar barreiras regulatórias e provar sua viabilidade comercial. Em comparação com as usinas nucleares tradicionais, os novos reatores são projetados para serem menores e mais fáceis de instalar, mas questões como mineração de urânio e armazenamento de resíduos radioativos ainda geram preocupações.

Gates, em entrevista ao The Verge no ano passado, destacou o potencial da energia nuclear para combater as mudanças climáticas. “Sou um grande defensor da energia nuclear como solução para o problema climático. Há designs que minimizam problemas de segurança, uso de combustível e gerenciamento de resíduos.”

O que vem a seguir?

O design Natrium da TerraPower é o único de sua categoria com uma aplicação de licença para construção pendente junto à Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. A empresa iniciou a construção de um projeto demonstrativo em Wyoming no ano passado, com previsão de operação em 2030.

Segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, a demanda por eletricidade de data centers triplicou na última década, um número que tende a aumentar com o avanço da inteligência artificial. Esse cenário tem reativado antigas usinas nucleares e prolongado a vida útil de usinas fósseis.

Empresas como Microsoft, Google e Amazon também estão apostando na energia nuclear. Em setembro, a Microsoft assinou um acordo para ajudar a reativar um reator desativado em Three Mile Island, enquanto Google e Amazon anunciaram apoio ao desenvolvimento de reatores avançados para suas operações.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!