Skip to main content
Notícias

Deezer: 10 mil músicas lançadas por dia são geradas por IA

By 27 de janeiro de 2025No Comments

Logotipo da Deezer exibido em uma tela de smartphone, acompanhado por fones de ouvido brancos, simbolizando a plataforma de streaming de músicas

O serviço francês de streaming de música Deezer anunciou na sexta (24) que implementou uma ferramenta de detecção de música gerada por inteligência artificial. Segundo a empresa, cerca de 10 mil faixas lançadas na plataforma diariamente são totalmente geradas por IA, o que corresponde a aproximadamente 10% do conteúdo publicado.

Segundo a Deezer, a tecnologia estava em desenvolvimento há um ano. O objetivo é detectar conteúdo gerado por IA para aumentar a transparência tanto para ouvintes quanto para criadores.

“A IA generativa tem o potencial de impactar positivamente a criação e o consumo de música, mas seu uso deve ser orientado por responsabilidade e cuidado para proteger os direitos e a receita dos artistas e compositores”, diz em comunicado Alexis Lanternier, CEO da Deezer. “No futuro, nosso objetivo é desenvolver um sistema de marcação para conteúdo totalmente gerado por IA e excluí-lo das recomendações algorítmicas e editoriais.”

Veja também: LinkedIn utiliza ferramentas baseadas em IA para melhorar recrutamento

A ferramenta pode, segundo a criadora, detectar música criada artificialmente a partir de diversos modelos generativos, como Suno e Udio, com a possibilidade de adicionar capacidades de detecção para “praticamente qualquer outra ferramenta”, desde que haja acesso aos dados de treinamento. A Deezer diz ter feito progresso na criação de um sistema com maior capacidade de generalização, para detectar conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento em um conjunto de dados específico.

“Nos propusemos a criar a melhor ferramenta de detecção de IA do mercado, e fizemos progressos incríveis em apenas um ano”, explica Aurelien Herault, Chief Innovation Officer da Deezer. “As ferramentas que estão no mercado hoje podem ser altamente eficazes, desde que sejam treinadas em conjuntos de dados de um modelo de IA generativa específico, mas a taxa de detecção diminui drasticamente assim que a ferramenta é submetida a um novo modelo ou novo conjunto de dados.”

Além de criar um sistema de marcação para conteúdo gerado por IA, a Deezer pretende desenvolver a ferramenta para detectar vozes de deep fakes. Segundo a empresa, a iniciativa faz parte de um plano da Deezer de promover “a justiça e a transparência” na indústria da música. Desde outubro de 2024 a empresa é signatária de uma declaração global sobre treinamento e uso não licenciado de obras criativas para treinar IA generativa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!