A EcoRodovias, grupo de concessionárias que atuam em rodovias no Brasil, está usando inteligência artificial em câmeras para aumentar a segurança no trânsito nas BRs 050 e 365, no trecho urbano de Uberlândia (MG). Os equipamentos são capazes, segundo a companhia, de detectar usuários sem cinto de segurança ou manuseando celulares ao volante.
O intuito é ajudar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na identificação de infrações graves e, por tabela, diminuir acidentes de trânsito e vítimas.
A EcoRodovias diz que são os primeiros equipamentos do tipo em funcionamento em Minas Gerais. Eles foram instalados nos quilômetros 81 da BR-050 e 629 da BR-365, ambas no sentido centro urbano. O sistema passou a funcionar no início de dezembro de 2024, e registrou uma média de 30 infrações por dia.
Veja também: Pesquisa indica que 49% das empresas estão reduzindo investimentos em IA, no Brasil
As câmeras captam, analisam imagens e, caso detectem infração, enviam alertas em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO) das concessionárias. Após a notificação ser recebida, a PRF pode avaliar imagens, identificar veículos e emitir notificações.
“É um número que nos chama atenção porque sabemos que o manuseio de celular ao volante é um dos principais causadores de acidentes de trânsito. Além disso, a falta do cinto de segurança aumenta consideravelmente os riscos de morte em colisões”, diz Bruno Araújo Silva, gerente de operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado. “… nossas concessionárias têm um interesse cada vez maior em investir em avanços tecnológicos como esse. É uma maneira eficaz de diminuir os acidentes, salvar vidas e educar os usuários.”
Arthur Rocha, chefe da delegacia da PRF de Uberlândia, diz que as câmeras “ampliam a eficácia da nossa fiscalização, pois permitem que estejamos em dois locais diferentes, simultaneamente, sem que desloquemos efetivos até esses pontos”, explica. “… podemos direcionar parte dos nossos recursos a outras operações de segurança, reforçando o combate ao crime e a segurança dos usuários.”
As concessionárias trabalham para integrar o sistema diretamente à delegacia da PRF em Uberlândia. A ideia é a política faça a fiscalização a qualquer momento sem depender da CCO.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!