Skip to main content
Notícias

Dados sensíveis da DeepSeek são expostos na web, diz empresa de cibersegurança

By 30 de janeiro de 2025No Comments

deepseek, microsoft, openai

A empresa de cibersegurança Wiz, sediada em Nova York, nos Estados Unidos, afirmou ter encontrado um grande volume de dados sensíveis da startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek acidentalmente expostos na internet aberta.

Em uma postagem de blog publicada na quarta-feira (29), a Wiz disse que suas análises da infraestrutura da DeepSeek revelaram que a empresa deixou mais de 1 milhão de linhas de dados desprotegidas, acessíveis sem restrições.

Segundo informações da Reuters, entre os dados vazados, estavam chaves digitais de software e registros de conversas, que aparentemente continham comandos enviados por usuários ao assistente de IA gratuito da empresa.

Leia também: Alibaba lança modelo de IA que afirma superar o DeepSeek

Resposta rápida, mas possível exposição maior

O diretor de tecnologia da Wiz afirmou que a DeepSeek agiu rapidamente para proteger os dados após ser alertada. “Eles removeram o acesso em menos de uma hora”, disse Ami Luttwak, CTO da Wiz. “Mas era tão fácil encontrar esses dados que acreditamos não sermos os únicos a tê-los descoberto.”

A DeepSeek ainda não respondeu ao pedido de comentário da Reuters.

Impacto da DeepSeek no mercado global de IA

O rápido sucesso da DeepSeek após o lançamento de seu assistente de IA tem empolgado a China e causado preocupação nos Estados Unidos. A capacidade da empresa chinesa de competir com a OpenAI a um custo muito menor levanta questões sobre a sustentabilidade dos modelos de negócios e as margens de lucro das gigantes americanas de IA, como Nvidia e Microsoft.

Na segunda-feira (27), o aplicativo da DeepSeek superou o ChatGPT em downloads na App Store da Apple, desencadeando uma venda massiva de ações do setor de tecnologia em todo o mundo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!