As ações da Intel subiram 1,7% no pré-mercado desta sexta-feira (31), após a fabricante de chips superar expectativas modestas de receita no último trimestre. No entanto, o principal foco dos investidores agora está na busca da empresa por um novo CEO, que deverá liderá-la em um dos períodos mais desafiadores de sua história.
O ex-CEO, Pat Gelsinger, foi demitido no mês passado, muito antes da conclusão de seu plano de quatro anos para reverter anos de erros na operação de manufatura da empresa e oportunidades perdidas no boom da inteligência artificial, que deixaram a icônica fabricante americana de chips muito atrás de seus concorrentes.
Na quinta-feira (30), a Intel também divulgou uma previsão de receita para o trimestre atual abaixo das estimativas.
Leia também: O futuro do trabalho é dos generalistas criativos
“Neste momento, resultados ruins da Intel já não doem como antes, pois os investidores provavelmente estão se tornando indiferentes às dificuldades da empresa”, disseram estrategistas da Bernstein em uma nota divulgada pela Reuters. “E, francamente, superações ou quedas nos fundamentos de negócios da companhia provavelmente ficam em segundo plano diante da iminente transição de CEO (se houver uma) e do que ele e o conselho podem ou não decidir fazer com a empresa.”
A Intel nomeou o CFO, David Zinsner, e a executiva sênior, Michelle Johnston Holthaus, como coCEOs interinos, enquanto o conselho conduz a busca por um novo líder.
Antes dominante no mercado de PCs, a Intel vem perdendo participação nos últimos anos para a rival Advanced Micro Devices. A empresa também deixou passar a oportunidade de investir na OpenAI, dona do ChatGPT, antes do sucesso da tecnologia de IA generativa revolucionar a indústria de tecnologia.
Mercado de IA: esperança para a Intel?
Empresas que buscam capitalizar a IA generativa têm priorizado investimentos em processadores especializados para IA, capazes de processar grandes volumes de dados, o que reduziu a demanda pelos processadores tradicionais para servidores que a Intel vende.
“As alternativas estratégicas serão a principal tese otimista para o futuro próximo, mas não vemos como isso pode ser viável com a divisão de Foundry atrasada tecnologicamente e totalmente dependente do negócio de produtos, sem clientes reais de fundição à vista”, afirmou o analista, Blayne Curtis, da Jefferies.
Mercado de tecnologia
As ações da Nvidia caíam cerca de 1% antes da abertura do mercado nesta sexta-feira, enquanto as da Advanced Micro Devices subiam cerca de 1%.
Em 2024, a Intel perdeu 60% de seu valor, enquanto a líder em chips de IA, Nvidia teve uma valorização de 171%. No mesmo período, a Qualcomm ganhou 6% e a AMD perdeu 18%.
O índice preço/lucro (P/L) projetado para 12 meses da Intel está em 24,67, comparado a 28,17 da Nvidia e 23,45 da AMD.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!