O que a Microsoft, o IFood, a faculdade Mackenzie Rio e a Embraer têm em comum? Bom, esta semana, todas elas abriram suas portas para novos profissionais de TI, seja por meio de cursos de capacitação ou vagas de trabalho. Além das empresas mais conhecidas, outras companhias do segmento também lançaram novas formações e programas de contratação, sendo dois deles com vagas afirmativas. Confira um compilado das oportunidades da semana:
Mackenzie Rio
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio inicia no dia cinco de fevereiro, as Jornadas Acadêmicas. São diversos cursos gratuitos, voltados para as pessoas que desejam conhecer novas áreas, sendo cinco deles voltados ao setor de Tecnologia. Cada curso possui 30 vagas e pode ser feito por jovens que concluíram o ensino médio, não sendo obrigatório ter o nível superior.
As aulas, que começam no dia 5 e terminam no dia 11 de fevereiro, serão lecionadas nos turnos da manhã e noite de forma presencial na unidade localizada no bairro Botafogo. Para saber mais e se inscrever, acesse o link.
Samsung Ocean
O Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica da Samsung, está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos marcados para o mês de fevereiro. Com temas que vão desde inteligência artificial, digital health, programação e fabricação digital, a iniciativa oferece atividades nos formatos remoto e presencial, com certificação de participação aos alunos concluintes. Para participar, basta acessar o site oficial.
Ford
A Ford está com novas turmas do Ford <Enter>, seu programa de formação profissional gratuito e presencial. As vagas são para aulas em São Paulo e na Bahia e são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social que desejam atuar como programadores de software.
Ao longo deste ano, o programa vai oferecer um total de 540 vagas no Brasil, sendo 300 delas na Bahia. As demais 240 vagas serão em São Paulo, onde o conteúdo técnico também foi ampliado, com duas novas disciplinas muito requisitadas na área de tecnologia.
Além de aulas sobre a tecnologia, o programa inclui conteúdo de inglês técnico. Para participar, não é necessário possuir conhecimento prévio de tecnologia. Basta ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso ou completo, renda familiar de até quatro salários mínimos e morar na região metropolitana de São Paulo ou de Salvador.
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro, pelo site.
Laboratória
A Laboratória abriu as inscrições para o curso de dados, exclusivo para mulheres. Com duração de até 20 semanas, o programa oferece uma formação gratuita para o desenvolvimento de habilidades essenciais como interpretação, análise e apresentação de dados.
A formação requer uma dedicação de 4 horas síncronas e 10 horas assíncronas semanalmente e diversos profissionais do mercado participarão do curso, garantindo uma troca atualizada sobre as tendências em dados.
Para participar do processo seletivo, é necessário: se identificar como mulher e ter 18 anos ou mais, ter concluído o ensino médio e ser residente do Estado de São Paulo e outras capitais do Brasil.
As inscrições vão até o dia 2 de março, para saber mais aqui.
Embraer
Estão abertas as inscrições para o Embraer Social Tech Careers, programa gratuito de aceleração de carreiras em tecnologia promovido pela Embraer. A iniciativa é exclusiva para mulheres e pessoas com deficiência (PCDs). Com 70 vagas disponíveis, o curso tem foco em análise de dados e no desenvolvimento simplificado de aplicativos e outros sistemas computacionais, com técnicas de programação acessíveis para iniciantes.
Realizado em parceria com a edutech Soulcode, o Social Tech Careers ministrará suas aulas entre março e junho de 2025, no formato online. Elas serão transmitidas ao vivo, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. Do total de bolsas de estudo oferecidas, 60 estarão disponíveis para o público em geral e as outras 10 para colaboradoras e colaboradores da Embraer. A inscrição para concorrer a uma delas deve ser feita pelo link até o dia 9 de março.
Microsoft
A gigante de tecnologia abriu as inscrições da terceira fase do programa Azure Infra Girls, uma iniciativa dedicada a capacitar mulheres cis e trans a desenvolverem soluções na plataforma de nuvem Microsoft Azure. Esta nova edição será focada na certificação AZ-305 e será realizada de 10 de março a 29 de maio de 2025.
O curso abrange competências avançadas em computação, rede, armazenamento, segurança, monitoramento, entre outros, essenciais para criar e gerenciar soluções híbridas e de nuvem que seguem os padrões do Azure Well-Architected Framework. Ao final do curso, as participantes estarão preparadas para realizar o exame de certificação AZ-305, amplamente reconhecido pelo mercado de trabalho de tecnologia.
Para se inscrever, as candidatas devem se identificar com o gênero feminino (cisgênero ou transgênero), ter mais de 18 anos, possuir a certificação AZ-104 Microsoft Azure Associate e disponibilidade para participar das aulas ao vivo de forma on-line. As aulas serão ministradas por funcionários da Microsoft. As inscrições estão abertas até 20 de fevereiro e podem ser feitas no site.
Leia também: O futuro do trabalho é dos generalistas criativos
Yalo
A Yalo, líder em plataforma inteligente de vendas omnichannel, anunciou oito vagas, sendo três no Brasil (São Paulo) e cinco distribuídas pela América Latina (México, Guatemala e Argentina). As oportunidades incluem business development representative, people operations intern e FP&A intern. Para acessar mais informações, clique aqui.
RPE
A RPE – Retail Payment Ecosystem, empresa especializada em soluções de meios de pagamento, está com 11 posições disponíveis, todas no Brasil, sendo a maioria em São Paulo. As vagas incluem QA sênior, scrum master, head de estratégia de dados, entre outras. As informações para as oportunidades se encontram aqui.
Escola da Nuvem
A Escola da Nuvem, organização social sem fins lucrativos que prepara pessoas em situação de vulnerabilidade social para carreiras em computação em nuvem, está com quatro vagas abertas em São Paulo e remotamente, sendo duas de estágio Se você deseja trabalhar como analista de exposição ao mercado, analista de operação educacional ou estagiar em operação educacional, acesse o site.
IFood
O iFood, empresa brasileira de tecnologia, abriu inscrições para a primeira edição do “Elas são Tech“, um programa de contratação imediata destinado especificamente a recrutar mulheres engenheiras de software para posições em tempo integral na empresa. Atualmente, cerca de 31% da equipe de tecnologia do iFood é composta por mulheres, e o programa visa aumentar essa representatividade. As interessadas podem se inscrever até seis de fevereiro no site oficial.
O “Elas são Tech” é voltado para profissionais com experiência em backend, domínio de programação funcional com interesse em linguagens técnicas como Kotlin ou Java. O processo inclui um desafio de programação e entrevistas presenciais na sede da empresa localizada em Osasco, São Paulo. Para as candidatas aprovadas e que residam fora da cidade de SP, o iFood custeará o translado para a fase final presencial.
O braço da empresa que opera fornecendo serviços aos restaurantes, iFood Pago, também está com vagas abertas. São mais de 40 vagas trabalho em modelo híbrido na sua sede em Osasco. Para se candidatar e saber quais os requisitos necessários, além de informações sobre remuneração e benefícios, basta acessar o site de carreiras do iFood, filtrar a busca para ‘iFood Pago’ e clicar na vaga de interesse.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!