Skip to main content
Notícias

Startup lança due diligence as a service para ajudar em M&As

By 4 de fevereiro de 2025No Comments
Franklin Tomich, fundador da Accordia
Franklin Tomich, fundador da Accordia

O processo de análise financeira das startups – o chamado due diligence – pode ser complexo e demorado, mas é fundamental nas decisões de aquisição ou até mesmo investimento em uma empresa. Foi pensando nisso que Franklin Tomich, sócio de uma assessoria de M&A, decidiu desenvolver uma plataforma que ajudasse a automatizar essa etapa, oferecendo, em segundos, uma análise com previsão de insolvência da companhia e detecção de fraudes em balanços, por exemplo.

A Accordia foi lançada oficialmente no final de 2024, mas a tecnologia vem sendo desenvolvida há três anos, conta Franklin, em entrevista ao Startups. Inicialmente, a ideia era usar a solução dentro da própria empresa, mas ao perceber o potencial que tinha em mãos, Franklin decidiu lançar a ferramenta no mercado.

“O que sempre me incomodou é que as operações de M&A tratam com dados financeiros e contábeis a todo momento, trabalhando com planilhas, balanços em PDF, aí perde a fórmula, isso tudo gera um atraso muito grande. Minha ideia era criar uma forma de disponibilizar essas informações em tempo real e de forma organizada, com um dashboard. Como ficou muito bonito, decidi transformar em uma plataforma e começar a trabalhar com outras assessorias, bancos, auditores”, conta o fundador da Accordia.

Após uma temporada no Vale do Silício, Franklin percebeu que havia ferramentas que fazem o data run de informações de M&A, mas não de forma analítica. Foi aí que ele decidiu incorporar na Accordia uma solução que não apenas organize os dados, mas também ofereça uma análise preliminar sobre a empresa.

Segundo o fundador, a ferramenta não elimina a necessidade de um estudo mais aprofundado, mas pode otimizar o processo de due diligence, analisando a qualidade dos balanços da empresa.

“Nossa tecnologia usa IA, machine learning e redes neurais. Temos nossos algoritmos próprios, não usamos uma API pública. Nosso foco é atender a assessorias de M&A, que podem contratar a Accordia como uma ferramenta interna. A gente não tem a pretensão de substituir uma due diligence completa, mas conseguimos, de forma automatizada e em questão de segundos, falar se empresa vai entrar em falência ou quebrar em um ano. Ou dizer se os balanços estão fraudados”, afirma.

A solução foi rodada em mais de 200 empresas na fase de testes, incluindo grandes grupos, que estão entre os potenciais clientes. Rodando com capital próprio até o momento, a Accordia também pode ser utilizada por fundos de investimento, tanto de venture capital, quando de FIDCs (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios).

“No caso de fundos, por exemplo, os FIDCs, que antecipam recebíveis de diversas empresas sem fazer análise, a Accordia pode rodar e diagnosticar se aquela empresa está em um estado muito grave de insolvência”, diz Franklin.

O post Startup lança due diligence as a service para ajudar em M&As apareceu primeiro em Startups.