Skip to main content
Notícias

Milei recua após divulgar projeto de cripto e pode ser alvo de investigação

By 17 de fevereiro de 2025No Comments

Javier Milei, presidente da Argentina, discursando em um evento. Ele aparece entre dois microfones, vestindo um terno escuro, camisa clara e gravata azul. O fundo exibe um telão com palavras parcialmente visíveis (cripto)

O presidente da Argentina, Javier Milei, é o mais recente chefe de Estado a se envolver em controvérsias relacionadas a criptomoedas. Na última sexta-feira, o mandatário divulgou em suas redes sociais um investimento em criptoativos para financiar pequenas empresas e acabou se tornando alvo de críticas pelo potencial de fraude do conteúdo.

O projeto, apelidado de Viva La Libertad Project, era descrito como uma iniciativa privada dedicada a incentivar o crescimento da economia do país por meio do financiamento de pequenas empresas e empreendimentos argentinos.

Horas após a divulgação, com o colapso do investimento, Milei voltou atrás e apagou o apoio. Em sua conta no X (ex-Twitter), o presidente argentino afirmou que “não estava ciente dos detalhes do projeto” e que, ao tomar conhecimento, decidiu “não continuar difundindo-o”.

Leia também: Memecoins: entenda a nova criptomoeda lançada por Donald Trump

Nesse meio-tempo, Milei foi alvo de críticas de especialistas e políticos da oposição, que apontaram o ativo digital como uma possível fraude ou esquema de pirâmide financeira.

A suspeita de fraude surgiu porque, segundo especialistas, o ativo digital do projeto, $LIBRA, estava concentrado nas mãos de um pequeno grupo de investidores antes do apoio do presidente argentino. Com a divulgação de Milei, o valor do ativo disparou, gerando milhões em ganhos aos detentores originais que puderam vendê-lo de forma antecipada. A manobra é conhecida como “puxada de tapete” no mundo das criptomoedas.

Políticos da oposição denunciaram o episódio e pediram a criação de uma comissão especial de investigação no Congresso.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!