Skip to main content
Notícias

Vivo anuncia adesão ao centro de pesquisa em IA da UFG

By 19 de fevereiro de 2025No Comments

Imagem de uma mão estendida segurando uma representação digital de inteligência artificial (IA), com um rosto de malha 3D ao centro e ícones flutuantes ao redor. Os ícones simbolizam justiça, privacidade, proteção de dados, educação, governança e inovação tecnológica. A balança representa a conexão da IA com questões legais e éticas, enquanto outros ícones destacam suas aplicações práticas em diversos setores, marco regulatório (tendências, pesquisa)

A Vivo anunciou essa semana que se associou ao AKCIT (Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A instituição é considerada referência no ensino, pesquisa e em projetos usando inteligência artificial (IA) e tecnologias imersivas, capacidades das quais a operadora pretende se beneficiar.

Segundo a Vivo, a iniciativa trará ganhos em pesquisa e desenvolvimento e capacitação de colaboradores. A empresa poderá participar de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas como IA e outras tecnologias disruptivas, o que, espera ela, fortalecerá capacidade de gerar soluções tecnológicas.

A Vivo também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores da universidade para processar grandes volumes de dados e fazer análises complexas.

Leia também: Elon Musk lança Grok 3 e coloca xAI em disputa direta com OpenAI e Google

“Somos a única operadora associada ao AKCTI/UFG e esta parceria é muito estratégica para que a Vivo possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta…”, diz em comunicado Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Segundo Arlindo Galvão, professor do Instituto de Informática (INF/UFG) e coordenador-geral do AKCIT, a parceria também é estratégica para a estrutura acadêmica. “Essa união com a Vivo nos permitirá ampliar o impacto das nossas pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem tanto o mercado quanto a sociedade”, diz.

A empresa também poderá matricular os funcionários em cursos de formação e capacitação em cursos de tecnologias imersivas oferecidos pela UFG. Além disso, terá acesso à consultoria técnica especializada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!