Skip to main content
Notícias

Jeitto centraliza 70% dos processos internos no Slack em três meses

By 19 de fevereiro de 2025No Comments

A imagem mostra uma tela de smartphone com o ícone do aplicativo Slack em destaque. Um dedo está prestes a tocar no ícone, indicando uma interação iminente. Outros aplicativos, como WhatsApp, Facebook, Instagram e Google Drive, também são visíveis ao redor, sugerindo um ambiente digital de comunicação e produtividade. A foto tem um foco fechado, destacando a textura do dedo e a nitidez dos ícones (slack, app, Jeitto)

A Jeitto, fintech dona de um aplicativo de crédito digital do mesmo nome voltado a pessoas das classes C e D, enfrentava um cenário de expansão desafiador. A empresa passou de três milhões de clientes para mais de 10 milhões em pouco tempo, e dobrou o número de funcionários, chegando a 300. Por isso enfrentava dificuldades de comunicação interna e de integração de processos.

Diante disso, Fábio Almeida Duarte, gerente de tecnologia do Jeitto, apostou na adoção do Slack, plataforma de produtividade empresarial. A transição foi realizada em parceria com a Gentrop, especialista em transformação digital, que ficou responsável pelo suporte na implementação da ferramenta.

A Gentrop conduziu um processo de gestão de mudança, que incluiu o planejamento de implantação, materiais de comunicação, treinamentos e suporte, para que os colaboradores se adaptassem ao Slack. A capacitação dos funcionários foi ponto central da estratégia, e incluiu a a designação de líderes, ou “champions”, que ajudaram a disseminar melhores práticas e a resolver dúvidas.

Leia mais: No Brasil, só 34% dos consumidores sabem os juros do crédito que contratam

Em três meses, o Jeitto conseguiu centralizar 70% dos processos e sistemas no Slack, integrando-o com outras ferramentas como Google Workspace e Jira.

Segundo as partes, a centralização trouxe benefícios como otimização do tempo e simplificação dos fluxos de trabalho. Processos que antes exigiam a navegação por múltiplas plataformas foram unificados, permitindo aprovações e compartilhamentos diretamente no Slack.

“A nova plataforma nos permitiu agilizar nossa comunicação e resolver questões rapidamente, sem a necessidade de reuniões extensas, o que liberou mais tempo para focar em atividades estratégicas”, diz Duarte.

A implementação do Slack também melhorou a governança interna, diz o executivo, com processos automatizados de aprovação e controle de acesso. A nova ferramenta também ajudou a fortalecer a cultura de colaboração, tornando a comunicação mais “fluida e eficiente”.

Colaboradores e clientes

Outro aspecto da implementação foi o aumento do engajamento dos colaboradores. No Slack as equipes passaram a ter visão mais clara das atividades diárias, o que resultou em ambiente de trabalho mais “coeso e colaborativo”, com as informações “compartilhadas de forma mais eficaz”.

Com processos internos mais organizados, a empresa conseguiu responder com mais rapidez e eficiência às demandas dos consumidores. Graças à melhora no atendimento, a Jeitto diz ter melhorado sua reputação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!