A multinacional alemã de engenharia e tecnologia Bosch anunciou recentemente a abertura de inscrições para o Desafio de Startups CarbonCapture. Trata-se de um concurso para startups em estágio inicial com ideias para um “futuro sustentável”, o que segundo a empresa significa “promover soluções de negócios inovadores que possibilitem uma economia circular de carbono”.
Trata-se de uma iniciativa da Bosch Business Innovations, unidade de negócios da empresa para desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais que buscam combater especialmente as mudanças climáticas e promover a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Leia também: Regulamentação de tokens ambientais tramita no Senado e pode revolucionar setor
O programa de validação prevê três etapas, que devem ocorrer até 25 de junho de 2025 de maneira majoritariamente remota. Serão avaliadas soluções em três áreas: Captura Direta de Ar (DAC), Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) e soluções subsequentes (‘downstream’) ao longo da cadeia de valor do dióxido de carbono, como contas/comércio de carbono e gestão de certificados.
Entre os critérios de seleção estão a dinâmica e o histórico da equipe, potencial da ideia, maturidade do negócio e requisitos legais para firmar parcerias. As startups selecionadas para o programa receberão 15 mil euros. A empresa ressalta que o valor é um prêmio, e não um investimento.
As inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!