Skip to main content
Notícias

Indústria 5.0: entenda as tendências-chave do novo modelo industrial

By 20 de fevereiro de 2025No Comments

Um ambiente industrial moderno com braços robóticos automatizados ao fundo. Em destaque, uma pessoa segurando um tablet que exibe gráficos e informações sobre o sistema de controle da produção, representando conceitos de automação e Indústria 4.0. O ambiente é iluminado e possui linhas de montagem visíveis ao longo da fábrica (indústria, automação, robos, indústria 4.0, GS1)

O setor industrial brasileiro ainda patina na adoção dos conceitos previstos pela chamada Indústria 4.0, que prioriza, entre outros aspectos, a automação, a digitalização e o uso de inteligência artificial (IA), de internet das coisas (IoT) e de robótica. No entanto, já se fala em uma Indústria 5.0, um salto evolutivo ainda maior na digitalização e automação industrial.

A Indústria 5.0 tem foco na integração profunda entre a tecnologia e os seres humanos, abrangendo conceitos como a colaboração homem/máquina, personalização em massa, experiência e bem-estar do trabalhador, tecnologias avançadas, sustentabilidade e responsabilidade social.

Leia também: Computação quântica dá passo histórico com teletransporte de informações

“O futuro industrial é marcado pela necessidade de alcançar a neutralidade climática e a capacidade de desbloquear o potencial das tecnologias inteligentes num quadro de crescente conscientização social, empresarial e governamental, gerando um cenário sustentável, ambiental e social e econômico”, explica em comunicado Ana Dividino, vice-presidente de Negócios da Softtek Brasil.

Para a especialista, enfrentar esses desafios exige que o setor industrial invista em transformação digital, com foco no impacto de tecnologias emergentes na cadeia de valor.

“Tendências como a migração para o SAP S/4HANA Cloud, por exemplo, podem funcionar como propulsoras da Indústria 5.0. Isso porque são projetadas com tecnologia avançada para se adaptar ao novo paradigma industrial”, explica. “Nesse caso, a principal inovação é a integração da inteligência artificial, que proporciona maior agilidade, eficiência e confiabilidade nos processos, tudo por meio de um único dado integrado.”

Novos paradigmas

Um estudo realizado pela Softtek em colaboração com a Keyland aponta que a Indústria 5.0 irá abranger duas frentes principais: a indústria inteligente (Smart Industry) e os processos inteligentes (Smart Processes).

A indústria inteligente utiliza tecnologias para criar um ambiente de produção mais conectado, eficiente e adaptável. As máquinas, os equipamentos e os sistemas de produção estão interconectados e podem coletar e analisar dados em tempo real. Há melhoria da eficiência operacional, tomada de decisões informadas, manutenção preditiva, personalização da produção e maior sustentabilidade.

Já os processos inteligentes combinam automação, inteligência artificial (IA) e análise de dados para otimizar operações, aumentar a eficiência e reduzir custos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!