A IBM divulgou essa semana os dados de um relatório que analisa expectativas e resultados esperados para o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) por parte de instituições financeiras ao longo de 2025. O IBM Institute for Business Value 2025 Outlook for Banking and Financial Markets indica que os bancos estão avançando dos projetos-piloto para a definição de estratégias para expandir serviços que incluam IA.
Segundo o estudo, apenas 8% dos bancos desenvolveram IA generativa de forma sistemática em 2024, enquanto 78% a abordaram de forma tática. Mas 60% dos CEOs do setor entrevistados reconhecem que precisam aceitar algum nível de risco para aproveitar as vantagens da automação com IA para aumentar a competitividade.
“Estamos observando uma mudança significativa na forma como a IA generativa está sendo implementada no setor bancário, à medida que as instituições passam da experimentação ampla para uma abordagem estratégica voltada para aplicações direcionadas”, diz em comunicado Shanker Ramamurthy, diretor geral de bancos e mercados financeiros da IBM Consulting.
Leia mais: Indústria 5.0: entenda as tendências-chave do novo modelo industrial
O especialista antecipa que o setor financeiro vai fazer “investimentos em transformação, tecnologia e talentos” com foco em IA generativa. O objetivo é “aprimorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional, reduzir riscos e modernizar a infraestrutura de TI”.
O estudo também descobriu que 16% dos clientes em todo o mundo se sintam confortáveis com um banco totalmente digital e sem agências como principal instituição financeira. E que o aumento das ofertas digitais está se voltando para a oferta de serviços de maior valor, incluindo finanças embutidas e serviços de consultoria para investidores de alta renda e pequenas e médias empresas (PMEs).
O relatório ouviu líderes do setor e analisou o comportamento de clientes bancários em oito mercados — Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Reino Unido, Japão, China, Índia e Japão. É possível baixar o relatório completo nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!