Skip to main content
Notícias

TGT ISG: empresas brasileiras estão mais maduras na adoção de IA

By 21 de fevereiro de 2025No Comments

A imagem mostra Márcio Tabach, distinguished analyst da TGT ISG, durante uma apresentação no evento ISG Provider Lens Insights. Ele veste um terno cinza com camisa azul clara e usa óculos. Segura um microfone em uma mão e um controle de apresentação na outra, enquanto fala para o público. Ao fundo, há um púlpito com um notebook e o logotipo do evento, empresas

As empresas brasileiras estão avançando significativamente na adoção da inteligência artificial e mostrando maior maturidade nas abordagens orientadas por dados. No entanto, os fornecedores de serviços ainda enfrentam desafios para adaptar soluções a esses diferentes níveis de maturidade analítica dos clientes e para implementar governança de dados eficaz.

Os dados fazem parte da nova edição do estudo ISG Provider Lens Advanced Analytics and AI Services 2024 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT ISG.

Leia mais: Indústria 5.0: entenda as tendências-chave do novo modelo industrial

O estudo deste ano destaca a capacidade dos fornecedores de serviços de lidar com essa diversidade. Nesse contexto, as metodologias de avaliação de maturidade ganharam importância”, diz em comunicado Marcio Tabach, distinguished analyst da TGT ISG e autor do estudo. Segundo ele, os fornecedores de serviços precisam promover workshops e treinamentos para que os clientes alcancem os resultados esperados nos projetos.

O estudo indica ainda que a adoção da GenAI aumentou a necessidade de programas de governança de dados, pois a tecnologia trabalha com dados não estruturados, incluindo contratos, e-mails e gravações de call center. Eles não possuem os mesmos processos de governança dos estruturados e podem estar espalhados em diversos tipos de armazenamento.

Líderes de mercado

O relatório avalia as capacidades de 45 fornecedores em seis quadrantes. O relatório nomeia as empresas Accenture, BRQ, Cadastra, Compass UOL, Dataside, GFT, NTT DATA e Rox Partner como líderes em três quadrantes cada. Deloitte, Falconi, Logicalis, MadeInWeb, Peers, Stefanini e Tivit aparecem como líderes em dois quadrantes cada. A3Data, BRLink, Dedalus, Eleflow, IBM, Keyrus, Kumulus, Maxxi e UniSoma são nomeadas como líderes em um quadrante cada.

DXC Technology, Eleflow, Falconi, Maxxi, PwC e Stefanini são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição da ISG — em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis nos sites das empresas a seguir: Dataside, Falconi, MadeInWeb, Maxxi, Peers e Rox Partner.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!