A Salesforce e o Google anunciaram uma expansão estratégica em sua parceria, permitindo que empresas tenham maior flexibilidade na construção e na implementação de agentes autônomos baseados em inteligência artificial (IA). A novidade leva o modelo Gemini, do Google, para o Agentforce, capacitando agentes a lidar com imagens, áudio e vídeo, executar tarefas mais complexas e fornecer respostas em tempo real com base no Google Search e Vertex AI.
Segundo informações do Google, a integração do Salesforce Service Cloud com o Google Customer Engagement Suite também foi reforçada, adicionando recursos como tradução de voz em tempo real, recomendações personalizadas para agentes e insights conversacionais baseados em IA em todos os canais.
Além disso, os aplicativos Agentforce, Data Cloud e Customer 360 da Salesforce agora rodarão na infraestrutura do Google Cloud, garantindo maior disponibilidade global e uma experiência de compra simplificada via Google Cloud Marketplace.
Leia também: Modelos de linguagem funcionam de forma semelhante ao cérebro humano, revela MIT
Agentes de IA: mercado trilionário em expansão
A adoção de agentes de IA é uma tendência crescente e representa um mercado estimado em US$ 2 trilhões, segundo estudo da Salesforce. “Com a nova parceria, clientes ganham liberdade para escolher os melhores modelos de IA para suas necessidades, em vez de ficarem presos a um único provedor”, revelaram as empresas em comunicado.
A integração com o Google Search por meio do Vertex AI permite que os agentes do Agentforce acessem dados em tempo real, aumentando sua precisão e contextualização. No setor logístico, por exemplo, a IA pode prever interrupções em cadeias de suprimento analisando condições climáticas e congestionamentos portuários.
Capacidade multimodal e processamento avançado
O modelo Gemini traz capacidades multimodais ao Agentforce, permitindo que os agentes interpretem imagens, texto e áudio de maneira integrada. Com uma janela de contexto de dois milhões de tokens, a IA pode processar grandes volumes de informações, como interações históricas de clientes e documentação técnica, para oferecer respostas mais precisas.
No setor de seguros, por exemplo, a IA pode analisar fotos de danos e áudios de testemunhas para acelerar o processamento de sinistros, reduzindo o tempo de resposta e os custos operacionais.
Plataforma Salesforce na infraestrutura Google Cloud
A Salesforce também levará sua plataforma unificada para o Google Cloud, incluindo os produtos Agentforce, Data Cloud e Customer 360. Com isso, clientes poderão utilizar uma infraestrutura segura e otimizada para IA contando com proteção de dados, opções de residência de informações e detecção de viés e toxicidade por meio do Einstein Trust Layer.
“Estamos dando aos clientes a liberdade de escolha nas aplicações e modelos que desejam utilizar. Com essa expansão, criamos o melhor ambiente para que empresas escalem seus agentes digitais”, afirmou Srini Tallapragada, presidente e Chief Engineering e Customer Success Officer da Salesforce.
Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, destacou que “a parceria com a Salesforce permite que empresas implantem suas aplicações mais críticas em nossa infraestrutura de IA de forma segura e sem fricção”.
Com lançamento previsto ao longo de 2025, a parceria quer transformar a forma como empresas utilizam IA em serviços, atendimento ao cliente e produtividade, garantindo mais eficiência e escolha na jornada digital.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!