Skip to main content
Notícias

Odata fará energização de campus para expandir data centers do México

By 4 de março de 2025No Comments

A imagem mostra o interior de um data center moderno, com corredores alinhados por servidores e equipamentos de armazenamento de dados. No lado esquerdo, há racks de servidores com cabos organizados e luzes indicadoras de funcionamento. No lado direito, grandes estruturas metálicas com grades protegem equipamentos de resfriamento e processamento, exibindo logotipos. O ambiente é bem iluminado e possui um piso refletivo, transmitindo uma atmosfera tecnológica e de alta segurança, essencial para a infraestrutura de armazenamento e processamento de dados em larga escala (odata, data center, méxico)

A Odata, empresa de data centers latino-americana do grupo Aligned, anunciou essa semana a energização e a expansão da infraestrutura de subestações e linhas de transmissão próximas ao campus de DC QR03, em Querétaro, no México. Com o movimento, a empresa diz ter resolvido dificuldades “históricas” de escassez de energia na região, além de agora ter as bases para expandir a infraestrutura necessária para atender a demanda por computação em nuvem e inteligência artificial (IA) no país.

A Odata diz ter energizado com sucesso 200 MW na primeira fase do projeto no começo de fevereiro. O fornecimento está sendo feito pela Ammper, multinacional mexicana especialista em energia renovável.

Leia também: Totvs abandona disputa e desiste da compra da Linx

Os investimentos feitos na infraestrutura de energia na região incluíram a expansão de uma subestação seccionadora de 400 kV, a instalação de 10 km de linhas de transmissão e a construção de duas novas subestações. Com a infraestrutura adicional, o projeto deverá alcançar 400 MW.

A ODATA construiu seu primeiro data center no México em 2020. Soma atualmente quatro, sendo dois em operação, DC QR01 e DC QR02, além de dois novos em construção, DC QR03 e DC QR04. Os data centers estão interligados por quatro rotas de fibra enterrada.

O DC QR03 fica no Parque Industrial PyME. Quando concluído, contará com cinco edifícios, com capacidade de TI total de 300 MW em uma área de quase 275 mil m². Os investimentos na estrutura somam US$ 3,3 bilhões. O primeiro data center, com 72 MW de potência de TI, será concluído no segundo trimestre de 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!