A CEO do Bluesky, Jay Graber, roubou a cena no SXSW 2025 ao subir ao palco para sua palestra vestindo uma camiseta preta aparentemente simples. Entretanto, a mensagem estampada na roupa era tudo menos trivial: uma indireta direta ao fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
Zuckerberg, que já se comparou ao imperador romano Júlio César, usou recentemente uma camiseta com a frase em latim “Aut Zuck aut nihil”, uma adaptação de “Aut Caesar aut nihil”, que significa “Ou César ou nada”. Graber, por sua vez, vestiu uma camiseta no mesmo estilo, mas com a frase “Mundus sine caesaribus”, ou seja, “Um mundo sem Césares”.
A escolha não foi aleatória, segundo informações do TechCrunch. Como CEO do Bluesky, rede social descentralizada baseada em código aberto, Jay promove um modelo que se opõe às redes tradicionais, como o Facebook. Durante sua apresentação, ela reforçou que a estrutura do Bluesky impede que um bilionário ou qualquer entidade dominante controle a plataforma.
Leia também: Accenture alerta: ‘Quem não se preparar agora, ficará para trás’ na era da IA
“Se um bilionário decidisse comprar o Bluesky ou assumir o controle, ou se eu decidisse mudar algo de forma impopular, os usuários poderiam simplesmente criar sua alternativa e seguir em frente”, explicou ela.
Enquanto o Meta enfrenta críticas por decisões polêmicas, como o uso de postagens de usuários para treinar sua IA e a redução de programas de verificação de fatos, o Bluesky tem visto sua base crescer significativamente. Apesar disso, a plataforma ainda tem um longo caminho para desafiar o império de Zuckerberg. Atualmente, o Bluesky está próximo de atingir 33 milhões de usuários, enquanto a Meta conta com impressionantes 3,35 bilhões de usuários ativos diários em suas plataformas.
Ainda que a diferença de escala seja enorme, o Bluesky já deixou sua marca no cenário digital. Como dizem, Roma não foi construída — nem derrubada — em um dia.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!