Duas iniciativas que buscam tornar a internet mais aberta e centrada no usuário podem estar caminhando para uma colaboração estratégica. Durante o SXSW 2025, Frank McCourt, empreendedor à frente do Project Liberty, revelou que sua organização está em diálogos com Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, para uma possível integração com o Solid, projeto de código aberto voltado para a gestão descentralizada de dados pessoais.
No evento, McCourt destacou que sua equipe já conversou com Berners-Lee e que o Project Liberty é compatível com o Solid. Apesar de não anunciar uma parceria formal, ele sugeriu que as negociações estão em andamento para integrar as iniciativas.
O Solid, desenvolvido por Berners-Lee desde 2018 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tem como objetivo devolver o controle dos dados aos usuários, permitindo que armazenem suas informações em Personal Online Data Stores (Pods). O projeto conta com a startup Inrupt, liderada pelo engenheiro britânico John Bruce, que tem impulsionado o uso corporativo da tecnologia.
Leia também: China investe pesado em IA e tecnologia emergente com novo fundo bilionário
Visões parecidas
Com visões alinhadas, Berners-Lee já manifestou apoio ao Project Liberty, inclusive endossando sua proposta de aquisição do TikTok. Segundo informações do TechCrunch, o pai da web manifestou seu apoio ao projeto. “A web que inventei foi criada para dar poder e valor aos indivíduos, algo que não acontece no momento”, declarou o cientista da computação.
Apesar das conversas, não há uma parceria formal entre o Solid e a Inrupt com o Project Liberty, que concentra seus esforços no desenvolvimento do Decentralized Social Networking Protocol (DSNP). Esse protocolo já vem sendo adotado por diversas plataformas, como a rede social MeWe, a Soar.com (iniciativa do fundador da Ancestry.com, Paul Allen) e a blockchain permissionless Frequency, criada pelo Project Liberty Labs.
Além disso, o Project Liberty anunciou recentemente uma parceria com a Free Our Feeds, organização dedicada à proteção do AT Protocol, que impulsiona a rede social Bluesky.
Se consolidada, uma colaboração entre Project Liberty e Solid poderia representar um avanço significativo para a descentralização da web, dando aos usuários maior controle sobre suas informações pessoais e promovendo um ambiente digital mais equitativo e transparente.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!