O Ministério das Comunicações (MiniCom) planeja lançar, ainda no primeiro semestre de 2025, um Plano Nacional de Radiodifusão. O objetivo, segundo declarado pelo secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch, é dar previsibilidade às ações da pasta e dar maior transparência aos planos e trabalhos planejados para os próximos anos.
A declaração foi feita durante o SET Sudeste, realizado no Rio de Janeiro, capital pela SET – Tecnologia e Negócios em Mídia e Entretenimento. A associação técnico-científica reúne profissionais técnicos e de negócios do setor de radiodifusão.
“O objetivo é fazer com que o setor tenha, de uma forma muito clara, à disposição, todas as informações envolvendo as ações do ministério, no que diz respeito à outorgas, fiscalizações, novas regulamentações, licitações, processos seletivos, entre outras informações importantes”, explicou Wellisch no evento.
Leia também: MEC e Serpro anunciam contrato de expansão de serviços
Wilson também disse que a minuta do decreto da chamada “TV 3.0” foi enviada, em dezembro do ano passado, pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil. O documento define o modelo da “TV do Futuro” no Brasil.
“Foram anos de discussões e debates envolvendo o setor público e privado, a academia e vários grupos de trabalho. A expectativa é que o decreto seja publicado muito em breve”, disse.
A TV 3.0 promete ser mais interativa, pois passará a ser feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitiria que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda. Além de qualidade de imagem melhor.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!