Skip to main content
Notícias

Ministério das Comunicações vai lançar Plano Nacional de Radiodifusão no 1º semestre

By 25 de março de 2025No Comments

Imagem de um trabalhador usando colete de alta visibilidade e capacete, olhando para uma torre de telecomunicações equipada com antenas e equipamentos de transmissão. O céu está azul com algumas nuvens, iluminado pela luz do sol. A cena representa o avanço tecnológico e a infraestrutura necessária para a conectividade 5G (redes, Anatel, 5G, ministério das comunicações)

O Ministério das Comunicações (MiniCom) planeja lançar, ainda no primeiro semestre de 2025, um Plano Nacional de Radiodifusão. O objetivo, segundo declarado pelo secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch, é dar previsibilidade às ações da pasta e dar maior transparência aos planos e trabalhos planejados para os próximos anos.

A declaração foi feita durante o SET Sudeste, realizado no Rio de Janeiro, capital pela SET – Tecnologia e Negócios em Mídia e Entretenimento. A associação técnico-científica reúne profissionais técnicos e de negócios do setor de radiodifusão.

“O objetivo é fazer com que o setor tenha, de uma forma muito clara, à disposição, todas as informações envolvendo as ações do ministério, no que diz respeito à outorgas, fiscalizações, novas regulamentações, licitações, processos seletivos, entre outras informações importantes”, explicou Wellisch no evento.

Leia também: MEC e Serpro anunciam contrato de expansão de serviços

Wilson também disse que a minuta do decreto da chamada “TV 3.0” foi enviada, em dezembro do ano passado, pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil. O documento define o modelo da “TV do Futuro” no Brasil.

“Foram anos de discussões e debates envolvendo o setor público e privado, a academia e vários grupos de trabalho. A expectativa é que o decreto seja publicado muito em breve”, disse.

A TV 3.0 promete ser mais interativa, pois passará a ser feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitiria que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda. Além de qualidade de imagem melhor.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!