Fundado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) comemora em março 60 anos. A instituição educacional privada foi pioneira ao oferecer, pela primeira vez, um curso de engenharia na área de telecomunicações no Brasil, e ajudou a região a se tornar conhecida como “Vale da Eletrônica”. O objetivo a época – e ainda hoje – era suprir a carência de profissionais qualificados para atender o setor.
Atualmente, o Inatel oferece sete cursos de graduação em engenharia – em telecomunicações, biomédica, computação, controle e automação, elétrica, produção e software –, além de pós-graduação, mestrado e doutorado, principalmente relacionados às TICs. Abriga ainda centros de pesquisa que promovem projetos em colaboração com empresas e organizações em áreas como 6G, Internet das Coisas (IoT), cidades inteligentes e indústria 4.0.
Leia também: Entregar controle total a agentes de IA seria um erro grave, alertam especialistas
Para celebrar a data, a Instituição anunciou uma “programação especial” que inclui o lançamento de uma cápsula do tempo com memórias, “projetando no futuro o legado da instituição para as próximas gerações”. Também está prevista uma programação especial com missa solene, exposição e concerto especial no dia 31 de março, data do aniversário do Inatel.
Segundo a faculdade, as celebrações devem se estendem ao longo do ano, com uma série de eventos “que reforçam o vínculo do Inatel com sua comunidade”. Em abril, estão previstos um culto ecumênico e uma “festa da família”, reunindo colaboradores e familiares da instituição. Também um Encontro Nacional de Ex-Alunos, que quer promover conexão entre diferentes gerações de profissionais formados pela instituição.
Em setembro, será concedida a Comenda Inatel, que reconhece personalidades que se destacam no setor. “Comemorar 60 anos é reconhecer o empenho de tantas gerações que ajudaram a consolidar o Inatel como referência dentro e fora do País”, diz em comunicado Guilherme Marcondes, vice-diretor.
O Instituto diz planejar mais frentes de atuação para o futuro, incluindo parcerias e investimentos em tecnologias emergentes e em pesquisa e educação. O objetivo é ser uma “referência no setor tecnológico”.
A programação completa das celebrações pode ser conferida no site do Inatel.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!