Skip to main content
Notícias

Trabalho híbrido torna funcionários mais saudáveis e produtivos, indica estudo

By 31 de março de 2025No Comments

Jovem mulher sorridente com cabelos longos e óculos, usando um moletom verde, participando de uma videochamada em um notebook. Ela está sentada em uma mesa branca, acenando para a tela, com uma xícara de café, celular, caderno aberto e caneta ao seu lado. Ao fundo, há uma estante branca com livros e plantas decorativas, além de uma janela que deixa entrar luz natural (videochamada trabalho híbrido trabalho remoto)

Trabalhadores que atuam sob um regime híbrido tiram menos dias de licença médica, ficam menos estressados e apresentam níveis melhores de saúde e bem-estar, na comparação com aqueles que trabalham presencialmente, indica pesquisa com trabalhadores híbridos nos Estados Unidos e no Reino Unido feita pelo International Workplace Group (IWG).

A pesquisa foi realizada pela Censuswide com 4.002 trabalhadores híbridos nos dois países entre 20 e 24 de fevereiro de 2025. Mais de um terço (36%) desses trabalhadores tiram menos dias de licença médica graças à flexibilidade, e 74% dedicam mais tempo à saúde preventiva, como exames regulares, check-ups e mudanças no estilo de vida.

“Os modelos de trabalho híbrido têm se mostrado uma solução estratégica para empresas e trabalhadores no Brasil e no mundo (…). Em um mercado cada vez mais exigente, essa abordagem não só contribui para a saúde física e mental dos colaboradores, como também eleva a produtividade e o engajamento das equipes”, diz Tiago Alves, CEO Brasil do IWG.

Leia mais: CGI.br divulga proposta para diferenciar provedores de aplicações na internet

Dentro os trabalhadores no modelo híbrido, 70% sofrem menos com condições de saúde relacionadas ao estresse, e 72% dizem conseguir gerenciar melhor qualquer condição de saúde existente. O tempo economizado com deslocamentos diários é apontado como um fator-chave na redução dos níveis gerais de estresse para 80% dos trabalhadores híbridos.

O mesmo fator, para 80% dos entrevistados, proporciona um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e sentimentos reduzidos de ansiedade.

“Fica claro a partir desta pesquisa que os modelos de trabalho híbrido estão oferecendo aos funcionários não apenas maior flexibilidade, mas também benefícios reais para a saúde. Ao reduzir o desgaste físico e mental causado por longos deslocamentos diários, os trabalhadores conseguem gerenciar melhor suas condições de saúde, acessar cuidados preventivos e reduzir o estresse”, diz Sara Kayat, médica britânica ouvida pelo estudo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!