Skip to main content
Notícias

Ações da Nvidia disparam com possível recuo de Trump em restrições a chips de IA

By 8 de maio de 2025No Comments

Imagem com o logotipo da Nvidia exibido em uma tela de dispositivo móvel no centro da composição. Ao fundo, há gráficos financeiros em verde, sugerindo análise de mercado ou valorização de ações da empresa. A imagem remete ao contexto financeiro e tecnológico da Nvidia (gartner)

As ações da Nvidia subiram nesta quarta-feira (7) após a divulgação de que o governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pretende rever, e possivelmente suspender, uma série de restrições comerciais que afetariam diretamente a exportação de chips de inteligência artificial (IA), segundo apurou a Bloomberg. A medida, conhecida como “regra de difusão de IA”, estava prevista para entrar em vigor em 15 de maio.

Criada ainda no fim do mandato de Joe Biden, a regra divide os países em três categorias, cada uma com diferentes níveis de exigência para a exportação de chips de alta performance, como os produzidos pela Nvidia, AMD e Intel. A ideia original era evitar o envio irrestrito desses componentes a nações consideradas sensíveis do ponto de vista da segurança nacional.

Leia também: “Assuma sua ambição sem pedir desculpas”, aconselha Vidya Peters em visita ao Brasil

De acordo com a reportagem da Bloomberg, a nova gestão deve revogar a medida, o que abriu espaço para otimismo no mercado financeiro. A Nvidia, uma das empresas mais impactadas pela regra, viu suas ações subirem logo após a notícia. Procurada pela Bloomberg, a companhia preferiu não comentar.

Setor é contra medida

Outros executivos do setor já vinham se manifestando contra a regulamentação. Nesta quarta, Lisa Su, CEO da AMD, afirmou à CNBC que os Estados Unidos precisam encontrar um equilíbrio entre segurança nacional e acesso ao mercado, sob o risco de enfraquecer a indústria local.

Jensen Huang, CEO da Nvidia, alertou no início da semana que perder o acesso ao mercado chinês representaria uma “perda tremenda” para a empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!