Skip to main content
Notícias

ANPD mantém suspensão de pagamento por coleta de íris no Brasil

By 11 de fevereiro de 2025No Comments

Imagem digital de um olho humano em close, sobreposto por elementos gráficos futuristas, como círculos e linhas conectadas, simulando uma interface de tecnologia avançada para leitura biométrica da íris (ANPD, World ID, World)

O Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) negou o recurso administrativo da empresa Tools For Humanity (TFH), responsável pelo projeto World ID, e manteve a suspensão da concessão de compensação financeira pela coleta de íris no Brasil. A decisão foi publicada nesta terça-feira (11) no Diário Oficial da União.

Com isso, a empresa está proibida de oferecer qualquer pagamento, seja em criptomoedas (WorldCoin – WLD) ou em outros formatos, para a criação de identidades digitais (World ID) a partir da coleta de dados biométricos.

No recurso, a TFH solicitou um prazo adicional de 45 dias para implementar ajustes no aplicativo e interromper a oferta de pagamentos. O pedido, no entanto, foi negado pelo Conselho Diretor, que determinou que a empresa pode adotar outras medidas, como adiar agendamentos, até que as alterações sejam concluídas.

Leia também: World: escaneamento de íris viraliza no TikTok enquanto empresa enfrenta investigação da ANPD

A suspensão da compensação financeira deve ser cumprida imediatamente após a intimação. A diretora Miriam Wimmer, relatora do caso, argumentou em seu voto que a oferta de pagamento pode comprometer a livre manifestação de vontade dos titulares de dados. Segundo ela, o incentivo financeiro pode levar os indivíduos a ignorar os riscos envolvidos e a real finalidade da coleta de seus dados biométricos.

A TFH tem um prazo de 10 dias úteis, a partir da notificação, para apresentar uma declaração oficial assinada por um responsável legal atestando o cumprimento da suspensão. Além disso, continuam em vigor as demais orientações previamente estabelecidas pela ANPD, conforme decidido pela Coordenação-Geral de Fiscalização (Despacho nº 3/2025/FIS/CGF).

Em nota enviada ao IT Forum, a World afirmou que suspenderá voluntariamente e temporariamente o seu serviço de verificações para realizar as adequações necessárias para o cumprimento da decisão da ANPD.

“Os espaços físicos da World permanecerão abertos para fornecer educação e informações ao público, e pedimos desculpas por qualquer inconveniente aos que desejavam se juntar à World agora”, diz a organização.

“A World segue seu compromisso de cumprir as leis nos mercados onde opera e continuará trabalhando para garantir transparência e entendimento público desse serviço essencial, que busca aumentar a segurança e a confiança online na era da IA”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!