311 bilhões: esse é o número de ciberataques praticados na internet ao logo de 2024, um aumento de 33% em comparação ao ano anterior, segundo relatório divulgado recentemente pela Akamai, o State of Apps and API Security. Essa edição aponta que a rápida adoção de aplicações com inteligência artificial (IA) tem ampliado as superfícies de ataque, com as APIs como principais alvos (ou 150 bilhões de ataques registrados).
Segundo o documento, a expansão do mercado de APIs baseadas em IA, com autenticação inadequada e acessos externos abertos, aumentou a exposição. O relatório indica que essas APIs são ainda mais vulneráveis que as tradicionais, já que os cibercriminosos também usam IA para automatizar ataques e contornar barreiras de segurança.
Veja mais: Kaspersky descobre vírus distribuído em vídeos no Youtube
“A IA está transformando a segurança da web e das APIs, aprimorando a detecção de ameaças, mas também criando desafios. Esse relatório é uma ótima leitura para entender o que está impulsionando a mudança e como os defensores podem se manter à frente com as estratégias de mitigação corretas”, diz em comunicado Rupesh Chokshi, vice-presidente sênior e gerente geral do portfólio de segurança de aplicações da Akamai.
A Akamai também aponta um aumento nos ataques de DDoS da camada 7 (de aplicação) contra aplicações web e APIs. O volume mensal de ataques passou de pouco mais de 500 bilhões no início de 2023 para mais de 1,1 trilhão em dezembro de 2024 –aumento de 94%.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!