A startup especialista em logística Cargo X e a fabricante de cimento Apodi anunciaram recentemente um acordo para compensação de todo o gás carbônico emitido pelos caminhões usados no transporte de cimento.
Na prática, isso significa que até o fim de 2025, cerca de duas mil toneladas de CO2 serão compensadas por um projeto chamado Frete Verde, que faz a compra de crédito de carbono para subsidiar projetos ambientais e de conservação.
O modelo de negócio da Cargo X promete reduzir a capacidade ociosa dos caminhões que transitam pelo País. As rotas da empresa permitem, segundo ela, redução das emissões de carbono ao minimizar o número de caminhões transitando vazios.
Leia também: Do padrão mecanicista à era da regeneração
“O Frete Verde é mais uma oportunidade de nos unirmos em prol de uma pauta tão importante e prioritária em nossas agendas. Com o apoio da Apodi, iniciamos a operação em junho de 2024 para calcular as emissões de CO2 realizadas e toda essa emissão agora é 100% compensada pela Cargo X”, explica em comunicado Fábio Lobo, diretor de operações da startup.
Até o momento, a Cargo X fez a compensação de 832 toneladas de CO2.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!