Skip to main content
Notícias

China estreia a primeira rede de banda larga 10G do mundo com velocidades ultrarrápidas

By 24 de abril de 2025No Comments

Imagem digital da Terra vista do espaço com destaque para conexões de rede representadas por uma malha de pontos e linhas azuis, simbolizando comunicação global por satélite ou internet das coisas. Luzes alaranjadas indicam áreas urbanas iluminadas na superfície terrestre. Ao fundo, o espaço profundo é representado com estrelas e um brilho azul intenso no horizonte do planeta. (Internet, satélites, starlink, amazon, china)

A China inaugurou no último domingo (20) a primeira rede de banda larga 10G do mundo, em Sunan, província de Hebei, em uma iniciativa conjunta da Huawei com a operadora estatal China Unicom. A nova rede alcança velocidades de download de até 9.834 Mbps, upload de 1.008 Mbps e latência de apenas 3 milissegundos.

Segundo informações do Economic Times, a tecnologia usada, chamada 50G Passive Optical Network (PON), melhora a transmissão de dados na atual rede de fibra óptica. Isso viabiliza aplicações de alta demanda como computação em nuvem, realidade virtual e aumentada, streaming de vídeos em 8K e automação de casas inteligentes.

Para se ter uma ideia da velocidade, o download de um filme em 4K com cerca de 20 GB, que levaria de 7 a 10 minutos em uma conexão de 1 Gbps, agora pode ser concluído em menos de 20 segundos com a nova rede.

Leia também: Como pegar um hacker invasor?

Com isso, a China ultrapassa países como Emirados Árabes Unidos e Catar, posicionando-se na vanguarda da tecnologia de banda larga comercial. A expectativa é que a infraestrutura 10G gere impactos positivos em setores essenciais como saúde, educação e agricultura, ao permitir uma transmissão de dados mais rápida e confiável.

A Huawei, criada em 1987 e sediada em Shenzhen, tem sido uma das protagonistas globais no desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações, especialmente nas áreas de banda larga óptica e 5G.

Já a China Unicom, uma das três principais operadoras estatais do país, oferece serviços de banda larga, telefonia móvel e soluções para empresas em todo o território chinês.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!