A China inaugurou no último domingo (20) a primeira rede de banda larga 10G do mundo, em Sunan, província de Hebei, em uma iniciativa conjunta da Huawei com a operadora estatal China Unicom. A nova rede alcança velocidades de download de até 9.834 Mbps, upload de 1.008 Mbps e latência de apenas 3 milissegundos.
Segundo informações do Economic Times, a tecnologia usada, chamada 50G Passive Optical Network (PON), melhora a transmissão de dados na atual rede de fibra óptica. Isso viabiliza aplicações de alta demanda como computação em nuvem, realidade virtual e aumentada, streaming de vídeos em 8K e automação de casas inteligentes.
Para se ter uma ideia da velocidade, o download de um filme em 4K com cerca de 20 GB, que levaria de 7 a 10 minutos em uma conexão de 1 Gbps, agora pode ser concluído em menos de 20 segundos com a nova rede.
Leia também: Como pegar um hacker invasor?
Com isso, a China ultrapassa países como Emirados Árabes Unidos e Catar, posicionando-se na vanguarda da tecnologia de banda larga comercial. A expectativa é que a infraestrutura 10G gere impactos positivos em setores essenciais como saúde, educação e agricultura, ao permitir uma transmissão de dados mais rápida e confiável.
A Huawei, criada em 1987 e sediada em Shenzhen, tem sido uma das protagonistas globais no desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações, especialmente nas áreas de banda larga óptica e 5G.
Já a China Unicom, uma das três principais operadoras estatais do país, oferece serviços de banda larga, telefonia móvel e soluções para empresas em todo o território chinês.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!