Skip to main content
Notícias

Cinco ações para as empresas alcançarem a ‘felicidade corporativa’

By 27 de março de 2025No Comments

Mulher sorridente sentada à mesa de trabalho em um ambiente moderno e bem iluminado, olhando pela janela com expressão de satisfação. Ela usa óculos e um suéter azul, segura uma caneta e tem à sua frente um copo de água, papéis e um notebook. Ao fundo, há uma estante com livros e uma planta, transmitindo uma atmosfera de tranquilidade e produtividade, associada à satisfação e bem-estar no trabalho. (mulher, trabalho, satisfação, felicidade, alegria)

A felicidade no ambiente de trabalho deixou de ser um conceito abstrato para se tornar um fator estratégico para as empresas, uma vez que colaboradores satisfeitos são mais produtivos e tendem a ficar em seus empregos. Assim, investir na “felicidade corporativa” pode ser uma estratégia de crescimento da produtividade e do próprio negócio.

É o que defende Carla Martins, vice-presidente do Serac, provedor de soluções nas áreas contábil e jurídica. “Os profissionais não estão apenas em busca de bons salários, mas de um ambiente que os valorize e ofereça qualidade de vida”, diz a especialista.

Leia também: TCS investe em programa de capacitação para mulheres na tecnologia

Para ela, cultura organizacional tem um papel essencial no engajamento e na retenção de talentos. “Criar um ambiente positivo não é um gasto, mas um investimento estratégico que impacta diretamente no desempenho e na longevidade da empresa”, defende.

Ela cita uma pesquisa da Harvard Business Review que indicou que empresas que investem em felicidade corporativa têm equipes 37% mais engajadas e crescimento três vezes maior dos lucros. Mas alcançar esses resultados depende de ações concretas.

Entre as práticas mais eficazes adotadas por empresas que lideram o ranking de melhores lugares para se trabalhar, estão, segundo Carla:

  • Flexibilidade no trabalho: Modelos híbridos e horários flexíveis aumentam a satisfação e a produtividade.
  • Saúde mental em foco: Programas de suporte psicológico reduzem o estresse e aumentam o engajamento.
  • Ambiente de reconhecimento: Empresas que celebram conquistas e incentivam o crescimento interno têm menores taxas de turnover.
  • Desenvolvimento profissional: Investir na capacitação dos colaboradores melhora a retenção e gera maior comprometimento.
  • Propósito e alinhamento de valores: Colaboradores que se identificam com a missão e os valores da empresa tendem a ser mais engajados e produtivos. Empresas que comunicam claramente sua cultura organizacional e envolvem seus times em seus objetivos estratégicos criam um senso de pertencimento e motivação genuína.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!