A americana Cloudera, dona de uma plataforma para dados, analytics e inteligência artificial, anunciou essa semana que o acordo de aquisição da israelense Octopai B.I. foi concluído. O valor do negócio anunciado em novembro de 2024 não foi revelado, mas a intenção com a compra sim: fortalecer o portfólio da empresa compradora em gestão de metadados.
Com a tecnologia da Octopai, os clientes da Cloudera passam a ter acesso a recursos que prometem “acelerar a jornada rumo à IA”. Isso inclui, segundo a empresa compradora, localização de dados relevantes em ambientes complexos, monitoramento da jornada dos dados, mapeamento e catalogação entre sistemas e migração com GenAI facilitada.
Leia mais: Número de empresas de IA crescem 857% em 2 anos, aponta pesquisa
“Com a crescente demanda por soluções de dados mais inteligentes e integradas, a chegada da Octopai à Cloudera reforça nosso compromisso em atender às necessidades dos clientes em todas as fases de suas jornadas individuais de dados na América Latina e no mundo. No Brasil, por exemplo (…), essa nova camada de governança e visibilidade será uma vantagem estratégica…”, diz Rúbia Coimbra, vice-presidente da Cloudera para a América Latina.
Fundada em 2016, a Octopai promete o uso de mapeamento automatizado de metadados e grafos de conhecimento. Suas soluções para linhagem de dados, descoberta, catálogo, mapeamento e análise de impacto prometem se integrar à estratégia de arquitetura da Cloudera.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!