Na manhã desta sexta-feira (21), a conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, na rede social X passou a exibir a mensagem “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a)”. Criada em agosto de 2017 e sem atualizações frequentes, a conta aparentemente foi desativada – uma prática comum quando o próprio usuário opta por apagar seu perfil.
Leia também: Moraes é alvo de processo apresentado pelo grupo de comunicação de Trump e Rumble
O desaparecimento ocorre após o ministro multar o X em R$8,1 milhões, após a plataforma não cumprir uma ordem judicial para fornecer dados cadastrais de um perfil vinculado ao blogueiro Allan dos Santos, investigado por suposto envolvimento em crimes nas redes sociais. Segundo os registros, a ordem previa multa de R$100 mil por dia de descumprimento, que se acumulou devido à recusa da rede, alegando que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais”.
A decisão judicial e a multa imposta evidenciam o embate entre o poder estatal e as plataformas digitais, especialmente após o bloqueio do X no Brasil por mais de um mês, no ano passado, em decorrência do descumprimento de ordens do STF.
Enquanto o IT Forum tenta contato para esclarecimentos, nem o ministro e nem a rede social se pronunciaram sobre o ocorrido.
*Com informações do g1
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!