Skip to main content
Notícias

EUA investigam se DeepSeek utilizou chips de IA restritos, diz fonte à Reuters

By 31 de janeiro de 2025No Comments

deepseek

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos está investigando se a DeepSeek, empresa chinesa cujo modelo de inteligência artificial (IA) abalou o mundo da tecnologia, utilizou chips norte-americanos proibidos de serem exportados para a China, disse à Reuters uma fonte familiarizada com o assunto.

Na semana passada, a DeepSeek lançou um assistente gratuito que, segundo a empresa, utiliza menos dados e opera a uma fração do custo dos modelos dos EUA.

Em poucos dias, o aplicativo se tornou o mais baixado na App Store da Apple, levantando preocupações sobre a liderança dos Estados Unidos em IA e desencadeando uma queda no mercado que eliminou cerca de US$ 1 trilhão em valor de empresas de tecnologia norte-americanas.

Leia também: Dados sensíveis da DeepSeek são expostos na web, diz empresa de cibersegurança

As atuais restrições aos processadores de inteligência artificial da Nvidia visam impedir que seus chips mais avançados cheguem à China. De acordo com a fonte, o contrabando organizado de chips de IA para a China tem sido rastreado a partir de países como Malásia, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

O Departamento de Comércio dos EUA e a DeepSeek não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters.

Um porta-voz da Nvidia afirmou que muitas das empresas clientes da fabricante possuem entidades comerciais em Cingapura e utilizam essas subsidiárias para comercializar produtos destinados aos EUA e ao Ocidente.

“Nós insistimos que nossos parceiros cumpram todas as leis aplicáveis e, caso recebamos informações em contrário, tomamos as medidas apropriadas”, declarou a Nvidia.

A DeepSeek afirmou que utilizou os chips H800 da Nvidia, que poderiam ter sido adquiridos legalmente em 2023. A Reuters não conseguiu determinar se a empresa chinesa usou outros chips controlados, cuja exportação para a China é proibida.

Além disso, a DeepSeek aparentemente também possui os modelos H20, da Nvidia, que ainda podem ser exportados legalmente para a China. O governo dos EUA já considerou restringir esses chips durante a administração Biden, e a nova equipe do governo Trump também está discutindo essa possibilidade.

“Parece que uma fração significativa da frota de chips de IA da DeepSeek consiste em chips que ainda não foram proibidos (mas deveriam ser), chips enviados antes das proibições e alguns que muito provavelmente foram contrabandeados”, afirmou o CEO da Anthropic, Dario Amodei, no início desta semana.

Os EUA impuseram uma série de restrições para barrar a exportação de chips de IA para a China e planejam limitar esses envios para vários outros países.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!