Startupi
Fundada por mulheres, Jornada Mima quer levar alimentação saudável para creches e escolas no Rio e em São Paulo
Dados do Ministério da Saúde revelaram que 14,2% das crianças brasileiras de até cinco anos tinham excesso de peso ou obesidade – número que supera em três vezes a média global (5,6%). Diante deste cenário, Paula Cunha se juntou a Luciana Vicente para criar a Jornada Mima, startup de alimentação saudável voltada para a primeira infância, que está expandindo sua atuação para levar refeições preparadas por nutricionistas para creches e escolas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Já são mais de 6 mil famílias atendidas e mais de 100 mil refeições entregues nessas cidades.
“A alimentação nos primeiros anos é algo decisivo para criar hábitos saudáveis pelo resto da vida de uma criança. O que é ingerido nos primeiros meses de vida contribui diretamente para o desenvolvimento infantil”, afirma Paula Cunha, CEO da Jornada Mima. “A expansão para o atendimento escolar reforça a importância de, além de diversificar nosso modelo de negócios, expandir o impacto da nutrição infantil apropriada”.
Em 2024, a companhia arrecadou R$ 750 mil em uma rodada crowdfunding pela EqSeed, que atraiu 55 investidores, em troca de 8% de participação societária na empresa.
Jornada Mima quer garantir alimentação saudável ultracongelada
A startup começou com o objetivo de viabilizar produtos com mais qualidade para as crianças e para os pais que querem oferecer essa refeição saudável em casa, garantindo que o alimento mantenha a textura, os nutrientes, a cor e o sabor através do processo de ultracongelamento.
Porém, segundo Paula, foi possível perceber que as escolas e creches também tinham uma demanda não atendida. “Quando começamos a atender as escolas, percebemos que, para elas, oferecer variedade de uma forma prática também era um problema, porque era preciso ter uma equipe muito treinada e muito habilitada a entender o papel de cada um desses alimentos, dos diferentes cortes e texturas. Por isso, embalamos as refeições no formato ideal para atender cada escola e para que em uma hora, seja possível preparar todas as refeições das crianças”, explica a executiva.
Com o novo canal de atendimento, a Jornada Mima busca transformar o ambiente escolar em um espaço saudável, oferecendo refeições completas, com os cinco grupos essenciais: carboidratos, leguminosas, legumes, verduras e proteínas. Os mais de 100 alimentos do cardápio da empresa, garantem variedade, são todos naturais e de maioria orgânicos.
As refeições são pensadas e preparadas por nutricionistas, sem nenhuma complexidade no preparo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dieta balanceada desde a infância impacta positivamente a saúde e o desenvolvimento cognitivo das crianças, refletindo em melhores resultados acadêmicos e maior qualidade de vida a longo prazo.
Além de promover a nutrição, a parceria com a Jornada Mima também simplifica e reduz os custos operacionais das instituições, eliminando a necessidade de gerenciar fornecedores, compras e estoques, além de atrair pais no período de escolha da instituição ideal. “Ao escolher a Jornada Mima como fornecedora, as escolas podem focar em seu core business, que é a educação, enquanto oferecemos um diferencial competitivo que atrai pais que valorizam refeições adequadas na jornada estudantil”, conclui Luciana Vicente, COO da Jornada Mima.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!
O post Fundada por mulheres, Jornada Mima quer levar alimentação saudável para creches e escolas no Rio e em São Paulo aparece primeiro em Startupi e foi escrito por Cecília Ferraz