Skip to main content
Notícias

Gartner: até 2028, mais de 20% dos apps de trabalho usarão personalização por IA

By 26 de março de 2025No Comments

Mulher executiva de óculos, com expressão concentrada, analisando informações em uma tela de computador. Ela está em um ambiente de escritório moderno, vestindo um blazer cinza, transmitindo foco e profissionalismo (pensamento computacional, executiva, trabalho, mulher, trabalhadora, trabalhadores)

Mais de 20% dos aplicativos usados nos ambientes de trabalho digitais usarão algoritmos de personalização com inteligência artificial (IA) até 2028, diz o Gartner em nova previsão publicada essa semana. O objetivo será gerar experiências de trabalho “adaptativas” para os funcionários, diz a consultoria americana.

O Gartner diz que trabalhadores digitais satisfeitos com os aplicativos que usam no trabalho têm quase três vezes mais chances de dizer que são mais produtivos, em comparação com aqueles que não se dizem satisfeitos.

Uma pesquisa do Gartner com 5.141 funcionários feita entre abril e julho de 2024 descobriu que apenas 23% dos colaboradores digitais estavam totalmente satisfeitos com os aplicativos de trabalho naquele ano, queda dos 30% de 2022.

Leia mais: A importância da inteligência humana para uma IA segura

“Os aplicativos usados para o trabalho devem ser tão intuitivos e empoderadores quanto os apps de consumo mais populares”, diz em comunicado Tori Paulman, vice-presidente e analista do Gartner. “No entanto, nos últimos 10 anos, a lacuna entre as experiências de aplicativos para consumidores e empresas aumentou. Muitos aplicativos de trabalho permanecem isolados, inconsistentes e rígidos…”

Cinco dicas

Para aprimorar os aplicativos de ambientes de trabalho e preencher a lacuna com experiências semelhantes às fornecidas por aplicativos voltados para o consumidor, o Gartner recomenda aos líderes de tecnologia cinco ações diretas. São elas:

Implementar práticas recomendadas

Concentre-se na personalização orientada por IA nos aplicativos de ambientes de trabalho. Essas ferramentas devem analisar os estilos de trabalho para fornecer insights personalizados, priorizar tarefas e automatizar fluxos de trabalho, tudo sob medida para aumentar a produtividade de cada funcionário.

Garantir transparência

Comunique claramente como os algoritmos de ambientes de trabalho digitais funcionam e aderem às diretrizes éticas. Detalhe os processos de tomada de decisão e implemente medidas sólidas de privacidade e segurança de dados para proteger as informações dos funcionários e criar confiança.

Priorizar resultados

Identifique as metas de negócios essenciais, como melhorar a capacidade do atendimento ao cliente de resolver uma solicitação na primeira interação. Determine quais funções se beneficiarão mais da personalização orientada por IA e explore como as experiências adaptativas do usuário podem reduzir o atrito e aumentar a produtividade.

Definir requisitos claros

Durante a seleção do fornecedor, priorize aplicativos que apresentem interfaces de usuário adaptáveis orientadas por IA, gerenciamento de tarefas personalizado e designs centrados na experiência do funcionário para garantir ferramentas intuitivas e eficazes.

Monitorar e adaptar:

Avalie regularmente a eficácia da personalização orientada por IA. Colete o feedback dos funcionários e faça melhorias contínuas para garantir que essas ferramentas se alinhem às necessidades deles e aos objetivos organizacionais em constante evolução.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!