O governo federal começará a enviar, nesta semana, notificações via WhatsApp para celulares que forem roubados ou furtados e, posteriormente, ativados com uma nova linha telefônica. A medida faz parte de uma atualização do programa Celular Seguro, que tem o objetivo de reduzir o mercado clandestino de aparelhos roubados no Brasil.
Leia também: Celular Seguro: como funciona o app que promete inutilizar aparelho roubado
Como funcionará a notificação
Quando um celular roubado for identificado, a pessoa que estiver com o aparelho receberá uma mensagem orientando sobre a necessidade de devolvê-lo à delegacia mais próxima e prestar esclarecimentos. O tom, segundo a administração federal, será “civilizado”, sem ameaças diretas de punição.
Entretanto, caso o aparelho não seja devolvido, o portador poderá ser alvo de um inquérito policial, com base em crimes como furto, roubo ou receptação.
Funcionalidades do programa
O Celular Seguro oferece duas funcionalidades principais para ajudar a combater o uso de celulares roubados:
-
Bloqueio total: desativa a linha telefônica e o IMEI do aparelho, tornando-o inutilizável.
-
Modo recuperação: permite bloquear a linha telefônica e contas vinculadas, mas mantém o IMEI ativo, o que facilita a recuperação do aparelho pela polícia quando ele for identificado em futuras transações.
Objetivos e impacto
Com a atualização do programa, a expectativa é reduzir a circulação de aparelhos furtados e dificultar a revenda clandestina de celulares. Além disso, a medida busca aumentar a segurança pública ao utilizar a tecnologia como ferramenta para combater o crime. O governo informou que a implementação da funcionalidade será concluída até a próxima sexta-feira (4).
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!