Um cartão de compras voltado para a população da região ocidental da Amazônia, carente de serviços financeiros devido ao isolamento geográfico. Quem tirou a ideia do papel foi o Grupo Nova Era, varejista com sede em Manaus (AM) e presença em três estados da região Norte, em parceria com a Opah IT.
O TeuCard, como foi batizado, tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para consumidores que não conseguiam aprovação em instituições financeiras tradicionais, nem mesmo por meio de fintechs. O cartão oferece prazo ampliado para pagamento de contas, possibilidade de parcelamento sem juros e recebimento de cashback.
Leia mais: Ideias geniais são raras: como a consistência impulsiona a inovação
Após rejeitar soluções “de prateleira” para a criação de contas digitais, o grupo optou pela Opah, que desenvolveu o produto do zero. O cartão foi pensado para proporcionar facilidade de emissão e uso. Todo o processo de cadastro é feito de forma digital, assim como a análise e aprovação do crédito, realizada por um sistema criado especialmente para o projeto.
O sistema de concessão de crédito desenvolvido com a Opah foi essencial para manter o cliente nas lojas: 80% das propostas são analisadas em cerca de 10 segundos, segundo as empresas, enquanto os outros 20% seguem para a “mesa de crédito” para uma avaliação mais aprofundada. A agilidade aumentou a satisfação dos consumidores, afirmam os idealizadores do TeuCard.
Mais de 130 mil cartões já foram emitidos, com 70 mil clientes ativos – ou seja, comprando mensalmente nas lojas do Nova Era. A frequência dos consumidores nas unidades aumentou cinco vezes, e o ticket médio também cresceu. Atualmente, 10% das vendas já são feitas com o cartão.
Presente e futuro
A empresa passou a oferecer recentemente serviços financeiros adicionais, como carteira digital e o “HotMoney”, crédito em espécie liberado via Pix. Esses projetos também foram desenvolvidos em parceria com a Opah.
O Grupo ainda prepara o lançamento de uma maquininha de cartão, a Teu Pag, e planeja firmar acordos com outros lojistas para que o cartão passe a ser aceito em diversos estabelecimentos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!