O Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, rede com unidades nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e, em breve, Paraíba, está usando um assistente baseado em inteligência artificial para personalizar a jornada de seus hóspedes. O uso da Aurora, como foi chamada a tecnologia lançada em janeiro de 2025, já impactou diretamente o faturamento da rede.
Segundo a empresa, a assistente ajudou a vender 1.500 diárias, e gerou faturamento de R$2 milhões no período. A ferramenta também permitiu redução de 30% em custos operacionais. As projeções do Tauá indicam aumento de até 40% nas vendas nos próximos meses.
A Aurora faz parte de uma estratégia de marketing digital da rede hoteleira. Ela atua em “todas as etapas” da jornada do hóspede, e promete suporte personalizado desde o primeiro contato até o check-out.
A ferramenta faz o atendimento em canais como WhatsApp, Instagram, e-mail e site. É possível fazer reserva e compra de diárias, check-in antecipado e check-out; personalizar estadia, com agendamentos de experiências e serviços adicionais, como restaurantes e spa. Também acompanha em tempo real o NPS para melhorar a satisfação dos hóspedes.
O projeto foi liderado por Fábio Estevez, CIO do Grupo Tauá. “Inovação precisa ser traduzida em resultados, precisa gerar valor para o negócio, alavancar vendas, (…) além de, claro, melhorar a experiência do cliente”, diz o executivo.
O roadmap de inovação do Tauá prevê novos recursos para a Aurora e a implementação de soluções desenvolvidas internamente. Entre os próximos avanços, estão a integração com plataformas de pagamento e experiências personalizadas; expansão do uso de IA para recomendação de serviços com base no perfil do hóspede e melhorias na análise preditiva de dados para otimizar estratégias de marketing e precificação.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!